A chance do polivalente Giuliano

Compartilhe

Giuliano já mora na Rússia, mas tem uma grande chance hoje de mostrar a Tite se vai à Copa de 2018 como torcedor, reserva ou titular da Seleção Brasileira. O meia de 26 anos será observado com lupa nesta noite na partida contra a Bolívia, em Natal, pelas Eliminatórias para a Copa de 2018, tanto por quem gosta quanto por quem não curte o futebol dele. Era fácil ver Giuliano jogar no meio de campo do Grêmio. No Zenit São Petersburgo, da Rússia — onde contabiliza 9 gols em 10 jogos na temporada — é mais difícil. Mas Tite conhece a versatilidade do escolhido para substituir o suspenso Paulinho.

Como lembra o amigo Rodolfo Costa em nossas resenhas, Giuliano atua no Campeonato Russo como meia central pela direita no sistema 4-3-3 do técnico romeno Mircea Lucescu — exatamente o que Tite vai exigir dele hoje em seu 4-1-4-1 na Arena das Dunas. O espanhol Javi Garcia faz o papel de primeiro volante no Zenit. O belga Witsel é o meia pela esquerda e Giuliano o armador pela direita, todos com a responsabilidade de abastecer os atacantes Mak, Kokorin e Dzyuba. No último domingo, Giuliano fez um gol e deu uma assistência nos 4 x 2 sobre o Spartak Moscou pela nona rodada do Campeonato Russo.

Giuliano no 4-3-3 de Mircea Lucescu no Zenit

Na Liga Europa, Giuliano assumiu outro papel. Atuou avançado, como um atacante, mais próximo de Dyzuba. Curiosamente ele tem rendido bem na função. São quatro assistências e dois gols, ou seja, seis participações diretas em lances decisivos. Na temporada, são nove gols em 10 partidas pelo Zenit.

O provável posicionamento contra a Bolívia

No Grêmio, Roger Machado também usava Giuliano na linha de três meias, com Douglas centralizado, Giuliano aberto na direita e Everton má esquerda. Por sinal, Roger Machado foi um dos técnicos mais ouvidos por Tite na turnê para intercâmbio com treinadores da Série A. Roger conhece muito bem o potencial de Giuliano. Na Seleção Brasileira de hoje contra a Bolívia, Fernadinho é o primeiro volante e Giuliano atuará na linha de quatro meias, ao lado de Willian, Renato Augusto e Neymar, todos com a missão de alimentar Gabriel Jesus. Giuliano entrou bem na vitória sobre a Colômbia, participou do lance do segundo gol, mas nesta noite a oportunidade é como titular.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

2 horas atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

6 horas atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

1 dia atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

2 dias atrás
  • Esporte

Abel evita queda do Inter por 1 ponto 4 anos após perder título por 1 ponto

Há quatro anos, o técnico Abel Braga amargou uma das maiores frustrações na carreira de…

3 dias atrás
  • Esporte

Copa do Mundo testa o poder de articulação da nova CBF nos bastidores

  Um detalhe importante no sorteio dos grupos da Copa do Mundo é a atenção…

3 dias atrás