Giuliano foi o escolhido para substituir Paulinho. Imagem: Mowa Press
Giuliano já mora na Rússia, mas tem uma grande chance hoje de mostrar a Tite se vai à Copa de 2018 como torcedor, reserva ou titular da Seleção Brasileira. O meia de 26 anos será observado com lupa nesta noite na partida contra a Bolívia, em Natal, pelas Eliminatórias para a Copa de 2018, tanto por quem gosta quanto por quem não curte o futebol dele. Era fácil ver Giuliano jogar no meio de campo do Grêmio. No Zenit São Petersburgo, da Rússia — onde contabiliza 9 gols em 10 jogos na temporada — é mais difícil. Mas Tite conhece a versatilidade do escolhido para substituir o suspenso Paulinho.
Como lembra o amigo Rodolfo Costa em nossas resenhas, Giuliano atua no Campeonato Russo como meia central pela direita no sistema 4-3-3 do técnico romeno Mircea Lucescu — exatamente o que Tite vai exigir dele hoje em seu 4-1-4-1 na Arena das Dunas. O espanhol Javi Garcia faz o papel de primeiro volante no Zenit. O belga Witsel é o meia pela esquerda e Giuliano o armador pela direita, todos com a responsabilidade de abastecer os atacantes Mak, Kokorin e Dzyuba. No último domingo, Giuliano fez um gol e deu uma assistência nos 4 x 2 sobre o Spartak Moscou pela nona rodada do Campeonato Russo.
Na Liga Europa, Giuliano assumiu outro papel. Atuou avançado, como um atacante, mais próximo de Dyzuba. Curiosamente ele tem rendido bem na função. São quatro assistências e dois gols, ou seja, seis participações diretas em lances decisivos. Na temporada, são nove gols em 10 partidas pelo Zenit.
No Grêmio, Roger Machado também usava Giuliano na linha de três meias, com Douglas centralizado, Giuliano aberto na direita e Everton má esquerda. Por sinal, Roger Machado foi um dos técnicos mais ouvidos por Tite na turnê para intercâmbio com treinadores da Série A. Roger conhece muito bem o potencial de Giuliano. Na Seleção Brasileira de hoje contra a Bolívia, Fernadinho é o primeiro volante e Giuliano atuará na linha de quatro meias, ao lado de Willian, Renato Augusto e Neymar, todos com a missão de alimentar Gabriel Jesus. Giuliano entrou bem na vitória sobre a Colômbia, participou do lance do segundo gol, mas nesta noite a oportunidade é como titular.
Líder na rodada inaugural, o Botafogo não é favorito ao título. Muito menos o Red…
O começo do Campeonato Brasileiro 2026 indica uma tendência tática: a utilização de três defensores…
Filipe Luís está engajado em reconstruir um setor ofensivo do Flamengo: o lado direito. Há…
Brasileirão – Série A 2026 Prévia jogo a jogo da #rodada 3 Vitória x…
O empréstimo de Allan ao Corinthians abre as portas para a consolidação de Evertton Araújo…
A 500 dias da Copa do Mundo Feminina no Brasil, de 24 de junho…