Liga dos Campeões potencializa o que o Brasil tem de melhor hoje: pontas

Compartilhe
Gabriel Martinelli, Igor Paixão e Estêvão são os melhores brasileiros na artilharia. Fotos: AFP

A Liga dos Campeões da Europa alcança a penúltima rodada da fase de grupos sem o brilho de um camisa nove brasileiro na lista dos principais artilheiros. Os protagonistas do país na competição são pontas: Gabriel Martinelli, Estêvão e Igor Paixão.

Um dos xodós do técnico espanhol Mikel Arteta no Arsenal, Gabriel Martinelli coleciona cinco gols na Champions League. Abriu as contas na vitória por 2 x 0 contra o Athletic Bilbao com bônus de uma assistência e ganhou confiança em um time no qual atuam pelos dois especialistas em balançar a rede: Gabriel Jesus e Viktor Gyokeres.

Na sequência, Gabriel Martinelli marcou contra o Olympiacos, o Atlético de Madrid, o Bayern de Munique e Brugge. O atacante tem um gol a menos do que os centroavantes raiz Erling Haaland do Manchester City e o nigeriano Victor Osimhen do Galatasaray.

O desafio desta quarta-feira é contra a Internazionale, em Milão. O adversário na última rodada será o Kairat. Gabriel Martinelli é diretamente responsável pela liderança isolada dos Gunners. O time londrino tem 18 pontos, três a mais do que o Bayern de Munique.

Estêvão disputa a Liga dos Campeões pela primeira vez, mas se comporta como um veterano. O jogador de 18 anos balançou a rede contra Ajax, Qarabag e Barcelona. O desempenho pessoal é insuficiente para deixar o Chelsea no G8, a zona de classificação direta para as oitavas de final. Os Blues ocupam o 13º lugar e disputariam os playoffs.

Com (ou sem) Estêvão titular, o Chelsea enfrenta o Pafos nesta quarta-feira e visitará no Napoli na última rodada do torneio continental. É possível, mas improvável a classificação direta do time de Estêvão para as oitavas de final da Liga dos Campeões.

Igor Paixão tem quatro gols com a camisa do Olympique de Marselha na Champions League. Dos nove gols dele em 23 jogos na temporada, quatro foram marcados na competição continental. Fez dois contra o Ajax, um no duelo com o Sporting e outro no Union St. Gilloise.

O atacante do time francês prefere jogar na ponta esquerda, mas assim como Gabriel Martinelli e Estêvão tem mobilidade para outras funções no ataque. Os últimos desafios do time francês são contra o Liverpool no Vélodrome e o Brugge na Bélgica.

Dos três pontas brasileiros em destaque da Champions League, Igor Paixão é o único que ainda não foi convocado para observações na Seleção Brasileira sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti. Artilheiro do Campeonato Paranaense em 2022 com sete gols pelo Coritiba, Igor Paixão só foi convocado por Ramon Menezes para a Seleção Sub-23.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolima.jor

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Abel Ferreira é vítima do calendário que elogiou para agradar Leila e a CBF

  Três meses e meio depois de elogiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo…

6 horas atrás
  • Esporte

Impeachment no São Paulo abala poder de Casares no Conselho Gestor da LiBRA

  A aprovação do impeachment do presidente Julio Casares na última sexta-feira pelo Conselho Deliberativo…

2 dias atrás
  • Esporte

Endrick e Igor Thiago: há espaço para os dois brasilienses na Seleção?

  Endrick e Igor Thiago. De repente, dois atacantes brasilienses se destacam em duas das…

2 dias atrás
  • Esporte

Flamengo se vê numa encruzilhada em nove dias de temporada

Vai se criando um clima difícil para o Flamengo na primeira fase do Campeonato Carioca.…

3 dias atrás
  • Esporte

Com dinheiro de sobra, o Flamengo precisa errar menos nas contratações

O Flamengo ostenta o maior orçamento da América do Sul, tem dinheiro sobrando, mas precisa…

4 dias atrás
  • Esporte

Por que Jhon Jhon serve ao Bragantino, mas não seduz os ricos do futebol brasileiro?

O mercado da bola produz resenhas e discussões de boteco intermináveis e de difícil consenso.…

5 dias atrás