Champions League começa com sete campeões nacionais na liderança

Compartilhe

Batizada originalmente de Copa dos Campeões na temporada de 1955/1956, a Uefa Champions League tinha, ou pelo menos deveria ter, acesso restrito aos vencedores dos campeonatos nacionais nos primórdios. Deveria, pois o primeiro jogo da história do torneio opões e Sporting e Partizan Belgrado. Nenhum deles era campeão vigente das respectivas ligas nacionais. Não havia fase de grupos. O mata-mata começava nas oitavas de final.

A versão atual, em vigor desde 2003/04, é coração de mãe. Sempre cabe mais um. Foram entrando vices, terceiros, quartos colocados, via ranking, coeficiente campeões da Copa Uefa — atual Liga Europa — e o escambau. Talvez você não saiba, mas a primeira fase ganhará elasticidade de 32 para 36 times na versão de 2024/2025.

A primeira rodada da nova edição terminou nesta quarta com curiosidade. Dos oito grupos, sete são liderados justamente por campeões nacionais. A exceção é o B. O topo é do Arsenal. O time inglês liderou 30 rodadas da Premier League na temporada passada. O troféu ficou com o Manchester City. Guardiola liderou a segunda e as seis últimas.

O Grupo A é liderado pelo atual eneacampeão Bayern de Munique. Que bela partida o reencontro entre os finalistas de 1999. Bacana ver Harry Kane se adaptando rapidamente ao estilo do futebol germânico. Larga como um dos candidatos a artilheiro.

Atual campeão italiano, o Napoli larga no topo do Grupo C. Tem os mesmos três pontos do Real Madrid, mas comanda a chave nos critérios de desempate. Marcou dois gols na estreia contra apenas um do concorrente espanhol.

O Red Bull Salzburg é o campeão vigente da Áustria. Inicia a corrido por acesso às oitavas em primeiro à frente da Internazionale, atual vice-campeão da Champions League.

O Grupo E também exibe um campeão em primeiro lugar. O Feyernoord da Holanda é o único time com três pontos. Venceu o Celtic. Atlético de Madrid e Lazio empataram.

O Paris Saint-Germain defende o título do Campeonato Francês e largou em primeiro lugar no Grupo F. A primeira posição do G pertence ao Manchester City, vencedor das últimas três edições da Premier League. O Barcelona começa na liderança do H. Deixa o Porto em segundo nos critérios de desempate.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

1 dia atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

2 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

2 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

3 dias atrás
  • Esporte

Palmeiras domina a arte de negociar joias com times de ponta da Europa

A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…

4 dias atrás
  • Esporte

Com adesão do Palmeiras, Bets patrocinam todos os times do Brasileirão

A apresentação do novo patrocinador máster do Palmeiras nesta segunda-feira, em São Paulo, é emblemática.…

5 dias atrás