Atual campeão espanhol, o Barcelona, de Lewandowski, lidera o Grupo H. Foto: Josep Lago/AFP
Batizada originalmente de Copa dos Campeões na temporada de 1955/1956, a Uefa Champions League tinha, ou pelo menos deveria ter, acesso restrito aos vencedores dos campeonatos nacionais nos primórdios. Deveria, pois o primeiro jogo da história do torneio opões e Sporting e Partizan Belgrado. Nenhum deles era campeão vigente das respectivas ligas nacionais. Não havia fase de grupos. O mata-mata começava nas oitavas de final.
A versão atual, em vigor desde 2003/04, é coração de mãe. Sempre cabe mais um. Foram entrando vices, terceiros, quartos colocados, via ranking, coeficiente campeões da Copa Uefa — atual Liga Europa — e o escambau. Talvez você não saiba, mas a primeira fase ganhará elasticidade de 32 para 36 times na versão de 2024/2025.
A primeira rodada da nova edição terminou nesta quarta com curiosidade. Dos oito grupos, sete são liderados justamente por campeões nacionais. A exceção é o B. O topo é do Arsenal. O time inglês liderou 30 rodadas da Premier League na temporada passada. O troféu ficou com o Manchester City. Guardiola liderou a segunda e as seis últimas.
O Grupo A é liderado pelo atual eneacampeão Bayern de Munique. Que bela partida o reencontro entre os finalistas de 1999. Bacana ver Harry Kane se adaptando rapidamente ao estilo do futebol germânico. Larga como um dos candidatos a artilheiro.
Atual campeão italiano, o Napoli larga no topo do Grupo C. Tem os mesmos três pontos do Real Madrid, mas comanda a chave nos critérios de desempate. Marcou dois gols na estreia contra apenas um do concorrente espanhol.
O Red Bull Salzburg é o campeão vigente da Áustria. Inicia a corrido por acesso às oitavas em primeiro à frente da Internazionale, atual vice-campeão da Champions League.
O Grupo E também exibe um campeão em primeiro lugar. O Feyernoord da Holanda é o único time com três pontos. Venceu o Celtic. Atlético de Madrid e Lazio empataram.
O Paris Saint-Germain defende o título do Campeonato Francês e largou em primeiro lugar no Grupo F. A primeira posição do G pertence ao Manchester City, vencedor das últimas três edições da Premier League. O Barcelona começa na liderança do H. Deixa o Porto em segundo nos critérios de desempate.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…