Batizada originalmente de Copa dos Campeões na temporada de 1955/1956, a Uefa Champions League tinha, ou pelo menos deveria ter, acesso restrito aos vencedores dos campeonatos nacionais nos primórdios. Deveria, pois o primeiro jogo da história do torneio opões e Sporting e Partizan Belgrado. Nenhum deles era campeão vigente das respectivas ligas nacionais. Não havia fase de grupos. O mata-mata começava nas oitavas de final.
A versão atual, em vigor desde 2003/04, é coração de mãe. Sempre cabe mais um. Foram entrando vices, terceiros, quartos colocados, via ranking, coeficiente campeões da Copa Uefa — atual Liga Europa — e o escambau. Talvez você não saiba, mas a primeira fase ganhará elasticidade de 32 para 36 times na versão de 2024/2025.
A primeira rodada da nova edição terminou nesta quarta com curiosidade. Dos oito grupos, sete são liderados justamente por campeões nacionais. A exceção é o B. O topo é do Arsenal. O time inglês liderou 30 rodadas da Premier League na temporada passada. O troféu ficou com o Manchester City. Guardiola liderou a segunda e as seis últimas.
O Grupo A é liderado pelo atual eneacampeão Bayern de Munique. Que bela partida o reencontro entre os finalistas de 1999. Bacana ver Harry Kane se adaptando rapidamente ao estilo do futebol germânico. Larga como um dos candidatos a artilheiro.
Atual campeão italiano, o Napoli larga no topo do Grupo C. Tem os mesmos três pontos do Real Madrid, mas comanda a chave nos critérios de desempate. Marcou dois gols na estreia contra apenas um do concorrente espanhol.
O Red Bull Salzburg é o campeão vigente da Áustria. Inicia a corrido por acesso às oitavas em primeiro à frente da Internazionale, atual vice-campeão da Champions League.
O Grupo E também exibe um campeão em primeiro lugar. O Feyernoord da Holanda é o único time com três pontos. Venceu o Celtic. Atlético de Madrid e Lazio empataram.
O Paris Saint-Germain defende o título do Campeonato Francês e largou em primeiro lugar no Grupo F. A primeira posição do G pertence ao Manchester City, vencedor das últimas três edições da Premier League. O Barcelona começa na liderança do H. Deixa o Porto em segundo nos critérios de desempate.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…