Ofício assinado no último dia 28 pelo presidente da CBF Ednaldo Rodrigues enviado ao governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e ao presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). Daniel Vasconcelos, oficializou Brasília entre as 10 cidades escolhidas pela Comissão de Candidatura do Brasil a receber jogos da Copa do Mundo Feminina. A cidade receberá inspeção da Fifa no início de 2024. A partir de agora, começa uma corrida de dois meses contra o tempo para atender a todas as exigência do Padrão Fifa. Nada que o país anfitrião da Copa de 2014 desconheça ou não saiba como funciona. A entidade máxima do futebol cobra, principalmente, garantias governamentais para a realização da competição.
O blog teve acesso ao documento. O texto diz: “(…) considerando a força do futebol no Distrito Federal, pelo grande apoio que está recebendo o futebol feminino local, a qualidade de estádios e infraestrutura, tenho o prazer de informar que a CBF selecionou a Cidade de Brasília entre as 10 (dez) cidades-sede candidatas”, conclui.
Ednaldo Rodrigues acrescenta a necessidade de diálogo e colaboração para a apresentação de uma “candidatura sólida, consistente e que reflita todo o potencial e qualidade em relação à disponibilização da infraestrutura e equipamentos esportivos existentes no Distrito Federal, bem como tratar das garantias governamentais exigidas pela Fifa”.
A Comissão de Candidatura do Brasil terá dois meses para viabilizar todas as informações e garantias para a entrega do documento final. A capital do país receberá visita da equipe de avaliação da Fifa no início de 2024 para que o país concorra oficialmente na votação marcada para 18 de maio do ano que vem.
O Brasil não é o único candidato a receber a Copa do Mundo Feminina em 2027. Há três fortes concorrentes. Estados Unidos e México desejam abrigar a competição. A África do Sul também é candidata. A Europa aposta na candidatura tripla de Bélgica, Holanda e Alemanha. Há um trunfo favorável ao Brasil: A América do Sul jamais recebeu o evento.
A CBF encerra o documento afirmando que está empenhada na candidatura do Brasil e espera contar com o apoio do Distrito Federal em todo o processo para a construção de uma candidatura vitoriosa. O encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as jogadoras do Brasil no gramado do Mané Garrincha, em julho, antes do embarque para o Mundial na Austrália e na Nova Zelândia foi um recado aos países filiados à Fifa de que o desejo do país é intenso de abrigar o evento pela primeira vez.
Também pesam favorável ao Brasil o porfólio de eventos recentes no Mané Garrincha. O estádio recebe a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014, os torneios de futebol nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o Mundial Sub-17 em 2019, Copa América em 2021, dois jogos do Flamengo nas oitavas e nas quartas da Libertadores e uma Recopa Sul-Americana entre os eventos internacionais realizados no Distrito Federal.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…