O requerimento apresentado por Carlos Portinho será votado na retomada da CPI. Foto: Roque Sá/Ag Senado
O senador Carlos Portinho (PL-RJ) aguarda um posicionamento da Polícia Federal sobre a longa espera da extradição de William Pereira Rogatto de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para o Brasil. Autointitulado “Rei do Rebaixamento” ao assumir a adulteração de partidas e a queda de 42 clubes em campeonatos estaduais no futebol brasileiro em diversas divisões com lucro de cerca de R$ 300 milhões no esquema, o réu confesso foi preso pela Interpol em 8 novembro de 2024.
Em contato com o blog, Portinho informou que o requerimento será votado na próxima semana na retomada da CPI. O parlamentar questiona o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, sobre os procedimentos adotados nas negociações.
“A transferência internacional do Sr. Rogatto é essencial para o avanço das investigações, bem como para garantir sua cooperação contínua e a obtenção de novos elementos que possam desvelar o alcance das atividades ilícitas no âmbito esportivo”, diz o requerimento.
O texto acrescenta: “Apesar da gravidade dos fatos e da relevância do depoente para as investigações, até o momento, passados mais de dois meses desde a prisão, o Sr. Rogatto ainda não foi transferido para o Brasil. Essa demora compromete a celeridade das apurações e a efetiva colaboração do investigado com esta Comissão”, cobra Carlos Portinho.
O político acrescenta O Sr. Rogatto, popularmente conhecido como “Rei do Rebaixamento”, confessou a prática de manipulação de resultados de jogos, resultando em lucros ilícitos que ultrapassam R$ 300 milhões. Ademais, em depoimento remoto prestado à CPIMJAE em outubro de 2024, declarou: “Rebaixei 42 clubes e minhas operações envolviam desde atletas até árbitros e dirigentes de clubes.”, conclui.
Carlos Portinho faz cinco questionamentos:
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…
O Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo midiático que o dirigente não teve…
A volta de Renan Lodi ao país para vestir a camisa do Atlético-MG é…
A contratação do técnico Martín Anselmi pelo Botafogo é mais uma tentativa do dono da…