Mané Garrincha recebeu o futebol feminino nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Ed Alves/CB/D.A Press
Brasília pode receber, em 2024, até sete jogos da Taça Guanabara, como é chamada a primeira fase do Campeonato Carioca. Levantamento do blog no Rio de Janeiro indica que, dos 12 clubes candidatos ao título estadual, cinco têm partidas nas quais são mandantes encaminhadas para a Arena BRB Mané Garrincha no período de janeiro a março. As confirmações dependem da agenda do estádio, do aval definitivo dos presidentes das federações do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, e do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, e da oficialização na tabela. Em princípio, as partes estão alinhadas.
A residência do Audax é o Estádio Jair Toscano de Brito, em Angra dos Reis, com capacidade para 1.500 torcedores. Em tese, o time receberia o Botafogo na casa própria, porém não há estrutura para abrigar torcedores de gigantes do Rio. Diante disso, o clube pretende mandar o duelo na capital do país e tem autorização da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
Estreante na elite do Campeonato Carioca, o Sampaio Corrêa, clube de Saquarema, joga no Estádio Lourival Gomes de Almeida, o Lourivalzão, como é carinhosamente chamado. Cabem no máximo 3 mil pagantes. O clube fundado em 2006 vê Brasília como destino ideal para as partidas contra o Vasco e o Flamengo pela Taça Guanabara. Chance de faturar com a venda do mando.
Entre os grandes, três times estão dispostos a promover partidas do Carioca fora dos limites geográficos do Rio de Janeiro. O Flamengo avalia estrear na capital contra o Audax. O time fará pré-temporada no exterior. O Botafogo ensaia receber o Boavista e o arquirrival Vasco no Mané Garrincha. O Fluminense programa o Clássico Vovô com o Botafogo para Brasília.
As explicações para o Carioca itinerante são diversas. Vão desde estádio acanhados e interesses de clubes pequenos de faturar com cotas capazes de quitar folhas de pagamento inteiras no torneio até preservação de gramados como o do Maracanã e o interesse de “nacionalização” do segundo Estadual mais badalado do país, atrás do disputado e prestigiado Paulistão. Há chance de jogos na Arena da Amazônia, em Manaus, no remodelado Mangueirão, em Belém, e no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. Assim como no ano passado, o principal estádio da capital também deve receber duelos dos campeonatos Mineiro e Paulista.
Os possíveis jogos da Taça Guanabara 2024 no DF
1ª rodada: Flamengo x Audax
Quando: 17 ou 18/1
2ª rodada: Sampaio Corrêa x Vasco
Quando: 20 ou 21/1
3ª rodada: Boavista x Botafogo
Quando: 24 ou 25/1
5ª rodada: Sampaio Corrêa x Flamengo
Quando: 31/1 ou 1/2
9ª rodada: Botafogo x Vasco
Quando: 17 ou 18/2
10ª rodada: Audax x Botafogo
Quando: 24 ou 25/2
11ª rodada: Fluminense x Botafogo
Quando: 2 ou 3/3
*Data pendentes na tabela da FERJ.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…