Brasília pode receber, em 2024, até sete jogos da Taça Guanabara, como é chamada a primeira fase do Campeonato Carioca. Levantamento do blog no Rio de Janeiro indica que, dos 12 clubes candidatos ao título estadual, cinco têm partidas nas quais são mandantes encaminhadas para a Arena BRB Mané Garrincha no período de janeiro a março. As confirmações dependem da agenda do estádio, do aval definitivo dos presidentes das federações do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, e do Distrito Federal (FFDF), Daniel Vasconcelos, e da oficialização na tabela. Em princípio, as partes estão alinhadas.
A residência do Audax é o Estádio Jair Toscano de Brito, em Angra dos Reis, com capacidade para 1.500 torcedores. Em tese, o time receberia o Botafogo na casa própria, porém não há estrutura para abrigar torcedores de gigantes do Rio. Diante disso, o clube pretende mandar o duelo na capital do país e tem autorização da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.
Estreante na elite do Campeonato Carioca, o Sampaio Corrêa, clube de Saquarema, joga no Estádio Lourival Gomes de Almeida, o Lourivalzão, como é carinhosamente chamado. Cabem no máximo 3 mil pagantes. O clube fundado em 2006 vê Brasília como destino ideal para as partidas contra o Vasco e o Flamengo pela Taça Guanabara. Chance de faturar com a venda do mando.
Entre os grandes, três times estão dispostos a promover partidas do Carioca fora dos limites geográficos do Rio de Janeiro. O Flamengo avalia estrear na capital contra o Audax. O time fará pré-temporada no exterior. O Botafogo ensaia receber o Boavista e o arquirrival Vasco no Mané Garrincha. O Fluminense programa o Clássico Vovô com o Botafogo para Brasília.
As explicações para o Carioca itinerante são diversas. Vão desde estádio acanhados e interesses de clubes pequenos de faturar com cotas capazes de quitar folhas de pagamento inteiras no torneio até preservação de gramados como o do Maracanã e o interesse de “nacionalização” do segundo Estadual mais badalado do país, atrás do disputado e prestigiado Paulistão. Há chance de jogos na Arena da Amazônia, em Manaus, no remodelado Mangueirão, em Belém, e no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo. Assim como no ano passado, o principal estádio da capital também deve receber duelos dos campeonatos Mineiro e Paulista.
Os possíveis jogos da Taça Guanabara 2024 no DF
1ª rodada: Flamengo x Audax
Quando: 17 ou 18/1
2ª rodada: Sampaio Corrêa x Vasco
Quando: 20 ou 21/1
3ª rodada: Boavista x Botafogo
Quando: 24 ou 25/1
5ª rodada: Sampaio Corrêa x Flamengo
Quando: 31/1 ou 1/2
9ª rodada: Botafogo x Vasco
Quando: 17 ou 18/2
10ª rodada: Audax x Botafogo
Quando: 24 ou 25/2
11ª rodada: Fluminense x Botafogo
Quando: 2 ou 3/3
*Data pendentes na tabela da FERJ.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…