Tite e Fernando Lázaro durante a parceria no Corinthians. Foto: Agência Corinthians
Poucos técnicos deixaram conceitos tão enraizados em um clube no passado recente do futebol brasileiro como Adenor Leonardo Bachi. Desempregado, o ex-técnico da Seleção testemunhará (ou não) da poltrona de casa a estreia de mais um discípulo contra o Palmeiras. Depois de Fábio Carille e de Sylvinho comandarem o Corinthians no clássico, a bola da vez em ação no dérbi desta quinta-feira pelo Campeonato Paulista, na Neo Química Arena, é Fernando Lázaro.
Fabio Carille é o mais bem-sucedido. O Corinthians apostou nele quando Tite assumiu a Seleção Brasileira e não se arrependeu. O ex-auxiliar levou o Timão ao tricampeonato no Campeonato Paulista nas temporadas de 2017, 2018 e 2019. Brindou o time também com a conquista do Campeonato Brasileiro de maneira inquestionável na temporada de 2017.
O treinador foi uma pedra na chuteira do Palmeiras. Carille enfrentou o arquirrival oito vezes como comandante do Corinthians. Acumulou seis vitórias, um empate e apenas uma derrota para o rival. As equipes dele balançaram as redes 11 vezes e sofreram quatro gols.
Assistente de Tite na Seleção Brasileira na Copa de 2018, Sylvinho também virou aposta do Corinthians. Dos 43 jogos no cargo, dois foram contra o Palmeiras e ele saiu invicto. Em 2021, empatou por 1 x 1 com o arquirrival, no Allianz Parque, na terceira rodada do Brasileirão. no segundo turno, venceu por 2 x 1, na Neo Química Arena, pela 22ª volta.
Fernando Lázaro foi de tudo um pouco na parceria com Tite. O treinador gostava dele atuando no papel de analista de desempenho. Virou um dos homens de confiança do técnico na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, e seria um dos observadores técnicos, o popular espião, no Catar, até receber o convite para assumir o Corinthians. No entanto, o profissional se desligou da missão imediatamente e partiu rumo ao Parque São Jorge para dar início ao planejamento da temporada alvinegra para 2023.
Na apresentação, Fernando Lázaro revelou que teve um bate-papo com Tite. “Conversa muito boa, longa. Ele falou muitas coisas em geral. É um cara com muita sabedoria, de leitura, tudo. O que ele falou que mais me marcou foi que essa ansiedade do momento é normal, com todo mundo vai acontecer. Ele disse que me via preparado. E ele disse que não seria a última vez que sentiria isso”, revelou durante a entrevista coletiva.
Outros ex-técnicos recentes do Corinthians participaram da comissão técnica de Tite em diferentes momentos. São os casos, por exemplo, de Dyego Coelho e de Osmar Loss. Tite levou o clube aos títulos do Brasileirão, Libertadores e Mundial. É natural, portanto, que a diretoria procure profissionais com pefil semelhante a cada troca de comando.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…