Cancelados pelo PSG, Tuchel, Thiago Silva, Emery e Cavani estão nas finais europeias

Compartilhe

As finais das duas principais competições de clubes do Velho Mundo são uma espécie de volta por por cima para quatro personagens “cancelados” pelo Paris Saint-Germain.

Demitido pelo clube francês, o técnico Thomas Tuchel acaba de quebrar tabu de nove anos e classificou o Chelsea para a final da Uefa Champions League. Pode conquistar o título no próximo dia 29, em Istambul, na Turquia, contra o Manchester City.

Há cinco meses, Tuchel comandava o PSG. Ele perdeu o emprego, mas está na decisão pela segunda temporada consecutiva. Vice em 2020, pode ser o terceiro treinador alemão consecutivo a conquistar a Orelhuda. Jürgen Klopp levou o Liverpool ao título em 2019 e Hansi Flick brindou o Bayern de Munique com a taça na temporada passada.

Proprietária do PSG, a Qatar Sports Investments (QSI) abriu mão de renovar o contrato de Thiago Silva. O zagueiro brasileiro também pode ser campeão pelo Chelsea. É um dos xerifes de um sistema defensivo difícil de ser implodido. O Real Madrid que o diga…

Thiago Silva jamais conquistou a Champions League. Desembarcou no clube italiano depois era vitoriosa encerrada naquele título de 2007 liderado pelo melhor do mundo Kaká. No ano passado, esteve próximo de erguer a taça como capitão do PSG, mas o Bayern de Munique impediu na decisão disputada no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.

A decisão da Europa League entre o Manchester United e Villarreal também contará com desprezados pelo PSG. Enfraquecido no cargo, Unai Emery deixou o clube, em 2018, para a chegada de Thomas Tuchel. Vice da Europa League pelo Arsenal, em 2019, Emery eliminou justamente os Gunners para colocar o Villarreal na decisão. Emery buscará o tetra pessoal.

Do outro lado da decisão marcada para 26 de maio, em Gdansk, na Polônia, estará o Manchester United. Pois bem. No ano passado, o PSG abriu mão do recordista de gols (200) com a camisa do clube. Sentiu falta dele na decisão da Champions League contra o Bayern e nesta temporada. O clube acreditou em Mauro Icardi! Restou a Mbappé o papel de falso 9.

O PSG esnobará, mas os 14 gols de Cavani em 34 jogos nesta temporada fizeram falta ao clube francês. O centroavante fez cinco na Europa League. Quato dele no momento decisivo da competição — a semifinal contra a Roma. Fez dois na ida, no Old Trafford, e na volta, na derrota por 3 x 2 desta quinta-feira, na capital italiana.

Sem querer, o PSG “reforçou” três dos quatro candidatos aos títulos da Champions League e da Europa League. Resta ao xeques e a Neymar e companhia torcer (ou não) pelos sucessos de Thomas Tuchel, Thiago Silva, Unai Emery e Edinson Cavani. Será?

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

3 dias atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

4 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

6 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

7 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

1 semana atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

1 semana atrás