Brasil, de Guilerme Arana, termina em quinto lugar no hexagonal. Foto: Divulgação/Conmebol/AFP
Acredite se quiser. Rogério Micale conseguiu. Seis meses depois de levar o Brasil ao inédito ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, o técnico não classificou a Seleção para o Mundial Sub-20 da Coreia do Sul. O time de David Neres, Lyanco, Guilherme Arana, Felipe Vizeu e companhia foi incapaz de derrotar a Colômbia neste sábado, na ultima rodada do hexagonal final do Sul-Americano: 0 x 0. Na preliminar, a Argentina venceu a Venezuela, por 2 x 0, e colocou pressão na equipe vereda-amarela. Equador, Uruguai e Venezuela já estavam classificados. A Argentina ficou com a última das quatro vagas do continente. Os hermanos secaram o Brasil de camarote no estádio, em Quito. No fim, o olho grande deu certo e os arquirrivais ficaram com a quarta senha para o Mundial. Recordista de títulos continentais na categoria, o Brasil termina em quinto lugar — pior posição no atual formato.
É a terceira vez que o Brasil não se classifica para o Mundial Sub-20 — a segunda em cinco anos. A Seleção ficou fora do torneio em 1979, 2013 e 2017. Em 2015, sob o comando de Rogerio Micale, o Brasil foi vice-campeão na Nova Zelândia ao perder a decisão do título para a Sérvia. A campanha no Sul-Americano do Equador foi marcada pela irregularidade e o desleixo do time nos últimos minutos do segundo tempo. No confronto direto com a Argentina, por exemplo, vencia por 2 x 1 e garantia classificação antecipada para o Mundial até sofrer o gol de empate nos acréscimos e ressuscitar a Argentina no torneio.
Nos bastidores, há quem diga que o assédio dos clubes europeus aos jogadores da Seleção fez com que o elenco perdesse o foco no Sul-Americano Sub-20. David Neres foi vendido ao Ajax durante a competição. Lyanco sofre assédio para deixar o São Paulo. Caio Henrique, do Atlético de Madri, é pretendido por clubes maiores do Velho Mundo. A safra é fraca. O principal jogador da categoria, Gabriel Jesus, queimou etapas e já está na Seleção principal. Malcom não foi liberado pelo Monaco. Além disso, as mudanças táticas de Rogério Micale e a troca de peças durante o torneio deixaram o time inseguro. Houve erros graves na defesa, inclusive com barração de goleiro. Apagões inaceitáveis, como na estreia contra o Equador no hexagonal — empate por 2 x 2 quando vencia por 2 x 0 e cedeu dois penaltis bobos aos donos da casa. A lateral direita foi um problema durante toda a competição. Sem contar a altitude e a péssima qualidade do gramado na primeira fase — a bem da verdade, problemas comuns a todas as 10 seleções que participaram do Sul-Americano Sub-20 do Equador.
Na minha modesta opinião, não é o caso de derrubar Rogério Micale, de mudar tudo. Longe disso. Se fizer isso, a CBF vai cometer um erro grave. Fabian Coito, técnico do Uruguai, trabalha as seleções de base celeste desde 2003. É preciso apostar na continuidade. Essa garotada que fracassou no Equador precisa ser reciclada para tentar dar a volta por cima nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 se o Brasil se classificar no Sul-Americano Sub-20 de 2019. Vale a lição: Rogério Micale precisa rever alguns dos seus métodos, conceitos, escolhas. Em certos momentos, falta convicção, excesso de mudanças táticas e de peças, opção por jogadores altos, pesados, sem mobilidade para dar leveza e velocidade ao time.
Além da anfitriã Coreia do Sul, estão classificados para o Mundial Sub-201 16 países. Pela América do Sul, Uruguai, Equador, Venezuela e Argentina. A Europa qualificou Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Portugal. A Ásia levará ao torneio Irã, Japão, Arábia Saudita e Vietnã. A Oceania, Nova Zelândia e Vanuatu. Faltam oito vagas para completar as 24 seleções, sendo quatro da África e outras quatro das Américas do Norte, Central e região do Caribe.
Resumindo: Venezuela, Vietnã e até Vanuatu está na Copa. O Brasil, não!
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…