Um dos templos sagrados do futebol é sessentão a partir de hoje. O Estádio Camp Nou faz aniversário neste domingo. Palco de jogadores brasileiros eleitos melhores do mundo, como Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, a casa do Barcelona também já recebeu alguns clubes que estão na Série A do Campeonato Brasileiro— sete no total. O último deles, a Chapecoense, neste ano, na disputa do tradicional troféu Joan Gamper.
O Vasco jogou quatro vezes no Camp Nou contra o Barcelona. Em 1966, empatou por 1 x 1 com o clube catalão. Em 1972, empatou por 0 x 0 na Espanha. Nos anos 1980, o time carioca fez mais duas visitas ao estádio — derrota por 2 x 1 em 1980 e vitória azul-grená por 1 x 0.
O Botafogo esteve no Camp Nou em 1978. Perdeu para o anfitrião por 3 x 2.
O Santos enfrentou o Barcelona sete vezes na vida. Cinco delas no Camp Nou. Em 1959, goleou o adversário por 5 x 1. No ano seguinte, perdeu por 4 x 3. Em 1963, perdeu por 2 x 0. No encontro de 1998, empate por 2 x 2 no tempo normal e vitória do Barça nos pênaltis (5 x 4). Em 2013, o Santos amargou uma humilhante goleada por 8 x 0.
Líder disparado do Campeonato Brasileiro, o Corinthians passou uma vez pelo Camp Nou. Em 1959, venceu os donos da casa por 5 x 3. Houve outros três duelos, mas em outros estádios.
O Flamengo foi duas vezes ao Camp Nou. Venceu por 2 x 0 em 1962. Seis anos mais tarde, retornou ao estádio e perdeu por 5 x 4.
Em 1969, o Palmeiras derrotou o Barcelona por 2 x 1 no Camp Nou.
A Chapecoense é ultimo dos sete visitantes brasileiros ao estádio. Em agosto deste ano, perdeu para o Barcelona por 5 x 0 a disputa do Joan Gamper.
Entre os times que não estão na Série A em 2017, também jogaram lá o Internacional e o Bangu. Líder da Série B, o colorado esteve no Camp Nou pela primeira vez em 1980 e arrancou empate por 2 x 2. Dois anos depois, triunfo colorado nos pênaltis (4 x 1) após igualdade por 0 x 0. Em 1989, o Barcelona venceu o último duelo no Camp Nou por 1 x 0. O Bangu perdeu por 4 x 3 em 1961.
TIMES DA SÉRIE A NO CAMP NOU
Botafogo
Corinthians
Chapecoense
Flamengo
Palmeiras
Santos
Vasco
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…