Brasiliense precisa correr atrás de rival que tem 3 gols de vantagem. Foto: Marcos Freitas, da Agência Mirassol
Nunca antes em 20 anos de história, o Brasiliense esteve sob tanta pressão em um duelo de mata-mata como na série contra o Mirassol pelas oitavas de final da Série D do Brasileirão.
A derrota por 4 x 0 no interior de São Paulo, no domingo, é a pior do clube em um jogo de ida de fase eliminatória. O resultado obriga o atual vice-campeão candango a vencer o duelo de volta, no mínimo, por 4 x 0, para forçar a decisão por pênaltis.
O cenário mais terrível enfrentado pelo Brasiliense aconteceu há 10 anos. A Chapecoense goleou o time candango por 3 x 0, na Arena Condá, em Chapecó (SC), no jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. O Jacaré venceu por 2 x 1 na volta, placar insuficiente.
A missão quase impossível de domingo, às 15h, no Serejão, vai além do Brasiliense. O futebol do Distrito Federal só disputa a Série D do Campeonato Brasileiro desde 2014. São sete anos na quarta divisão. Se o Brasiliense for eliminado, o jejum chegará a oito.
Na prática, isso significa que o Distrito Federal só poderia sonhar com o retorno à elite em 2024. Isso, óbvio, se algum time da cidade engatar a quinta marcha e subir um ano após o outro até a temporada nas próximas três temporadas.
A possível ausência do Brasiliense nas quartas de final também afeta a posição da capital no ranking nacional de federações da CBF. Hoje, o Distrito Federal ocupa apenas o 21º lugar. O sucesso do Gama (eliminado) ou do Brasiliense poderia abrir vaga para um terceiro time da cidade na Série C do ano que vem. O beneficiado seria o Real Brasília, terceiro colocado no Candangão deste ano. É interessante também para evitar a Pré-Série D. Nesta temporada, o Brasiliense duelou com o Tocantinópolis para ter acesso à fase de grupos.
A instabilidade dos times candangos no mata-mata contrasta com uma belíssima campanha na fase de grupos. O Brasiliense teve a melhor campanha entre os 64 times do torneio. O Gama registrou o segundo melhor desempenho. O alviverde caiu contra o Goianésia e o Brasiliense está em apuros contra o Mirassol nas oitavas de final.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…