Lucio Lúcio: o capitão fez o gol do título e ergueu a taça do tri da Copa das Confederações. Foto: Alexander Joe/AFP Lúcio é um dos 10 jogadores nascidos em Brasília decisivos em campeonatos de futebol

Brasília 58 anos: no aniversário da cidade, 10 jogadores nascidos na capital que decidiram títulos

Publicado em Esporte

Brasília completa 58 anos neste sábado. Tempo suficiente para a capital do país produzir alguns heróis de títulos nacionais e internacionais no futebol. A seguir, o blog destaca 10 jogadores decisivos em finais com as camisas de clubes tradicionais como o Milan, da Itália, e até em conquistas da Seleção Brasileira. Tem gol histórico na Liga dos Campeões da Europa, na Libertadores, no Campeonato Carioca…

 

1. Kaká
Foi o autor do terceiro dos quatro gols do Milan na conquista do Mundial de Clubes da Fifa em 16 de dezembro de 2007. Alguns dias depois, foi eleito pela entidade máxima do futebol o melhor jogador do mundo. Também marcou na final da Copa das Confederações de 2005, na histórica goleada por 4 x 1 sobre a Argentina, em Frankfurt, na Alemanha.

 

2. Lúcio
Capitão da Seleção Brasileira na Copa das Confederações de 2009, na África do Sul, fez o gol do título na histórica virada por 3 x 2 em Johannesburg, em 28 de junho de 2009. Também balançou a rede na decisão da Liga dos Campeões da Europa de 2002, mas o Bayer Leverkusen perdeu para o Real Madrid, por 2 x 1.

3. Dimba
O centroavante foi o autor do gol do título carioca do Botafogo na decisão do Estadual de 1997. Balançou a rede e comeu grama no Maracanã na comemoração. No primeiro jogo, Edmundo rebolou dançando “Dimbalada”. Dimba retribuiu na volta e dançou também.

4. Carlos Alberto Dias
Desequilibrou na final do Campeonato Carioca de 1990, ao marcar o gol do título do Botafogo sobre o Vasco em 29 de julho, no Maracanã. O meia brasiliense também brilhou na final da Taça Guanabara de 1992, ao dar ao Vasco o título no empate com o Flamengo.

5. Marcos Júnior
Entrou no segundo tempo da vitória do Fluminense sobre o Atlético Paranaense na final da Primeira Liga e fez o gol do título com uma arrancada que decidiu a partida. Formado nas divisões de base de Xerém, o atacante tricolor nasceu no Gama.

6. Amoroso
Abriu o caminho para a conquista do tricampeonato do São Paulo na final da Libertadores de 2005. Foi dele o primeiro gol do massacre por 4 x 0 no Morumbi, em 14 de julho. Fabão, Luizão e Diego Tardelli completaram a goleada e bordaram a terceira estrela no escudo.

7. Leandro
O atacante nascido no Distrito Federal marcou o segundo gol do título do Palmeiras na Série B de 2013, no Pacaembu, na goleada por 3 x 0 sobre o Boa Esporte. Felipe Menezes e Juninho completaram o placar na partida do time alviverde.

8. Jairo
O zagueiro marca de cabeça o gol do título inédito do Brasiliense na Série B do Campeonato Brasileiro de 2004. O beque decreta a vitória por 3 x 2 sobre o Bahia na vitória dentro da velha Fonte Nova, em 11 de dezembro. O Jacaré já tinha conquistado o acesso à Série A.

9. Washington
Ídolo no Brasil e principalmente no futebol japonês, Washington conquistou o Brasileirão de 2010 pelo Fluminense, foi o artilheiro do time, mas gol decisivo, mesmo, em final, fez em 2006, na decisão da Supercopa do Japão. Foi dele o segundo gol na vitória por 3 x 1 do Urawa Red Diamonds sobre o Gamba Osaka, em 25 de fevereiro de 2006.

10. Artur
Formado nas divisões de base do Brasília, o goleiro pegou o pênalti decisivo que deu ao Colorado o título inédito da Copa Verde de 2014 em cima do Paysandu, no Estádio Mané Mané Garrincha. O duelo de volta foi 3 x 3 no tempo normal e o Brasília fez 7 x 6 nos pênaltis.