Série A conquistada pelo Santos em 2002 começou em 10 de agosto. Foto: Santos FC
A CBF ousou pela primeira vez nesta quinta-feira projetar data para o início do Brasileirão. A Série A deve começar em 9 de agosto e a B, um dia antes, segundo decisão tomada em reunião da entidade máxima do futebol brasileiro com a Comissão Nacional de Clubes. O encontro teve a participação dos 40 clubes das principais divisões do país. O cronograma proposto pelo presidente Rogério Caboclo teve apoio dos times. Com 38 rodadas mantidas no sistema de pontos corridos, a próxima edição terminaria em fevereiro de 2021. Em princípio, sem público nos estádios devido à pandemia do novo coronavírus. Há possibilidade de que times impedidos de mandar partidas em suas cidades transfiram para o duelo para cidades que tenham liberação para a realização de eventos esportivos.
O Brasileirão não começa em agosto há 18 anos. A última vez aconteceu em 2002, um mês depois de a Seleção ter conquistado o pentacampeonato mundial na Copa realizada na Coreia do Sul e no Japão. A principal competição nacional ainda era organizada no sistema de mata-mata e teve cinco meses de duração de quatro meses – 10 de agosto a 15 de dezembro.
Para você ter uma ideia, o Gama figurava na primeira divisão. Romário participou do torneio como jogador do Fluminense e arrastou 70 mil tricolores ao Maracanã na estreia contra o Cruzeiro. Caçula entre os campeões da Copa de 2002, Kaká era um dos astros do São Paulo. Marcos, Ricardinho, Gilberto Silva, Anderson Polga, Vampeta, Juninho Paulista, Edilson, Luizão e Rogério Ceni foram os outros pentacampeões inscritos na competição.
O São Paulo fez a melhor campanha da primeira fase, mas o oitavo colocado Santos roubou a cena. Conta a lenda que a diretoria do Peixe enviou incentivo financeira ao Gama para o time então rebaixado derrotar o Coritiba e avançar às quartas de final. O Gama goleou o adversário por 4 x 0 no velho Mané Garrincha e o Alvinegro Praiano classificou-se para o mata-mata.
Sensação do mata-mata, o Santos desbancou o São Paulo nas quartas de final, o Grêmio nas semifinais e decidiu o título contra o favorito Corinthians de Carlos Alberto Parreira, que havia conquistado a Copa do Brasil daquele ano ao superar o Brasiliense na decisão. No entanto, uma nova geração dos Meninos da Vila liderada pelo abusado Robinho e seu amigo Diego encantou o Brasil. Sob o comando de Emerson Leão, o Rei das Pedaladas virou o símbolo da conquista em um elenco que contava com Fábio Costa, Paulo Almeida, Renato e Elano.
Luis Fabiano, o Fabuloso, e Rodrigo Fabri dividiram a artilharia com 19 gols cada. Romário levou o Fluminense às semifinais e foi eliminado pelo Corinthians. Portuguesa, Palmeiras, Gama e Botafogo caíram para a segunda divisão. O Brasileirão teve média de 15,8 ml pagantes.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Siga no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…