Goleiro iraquiano cresce na frente do lateral William: Brasil ainda não fez gol. Foto: Lucas Figueiredo/MowaPress
Depois de dois empates por 0 x 0 em Brasília diante da África do Sul e do Iraque, a Seleção Brasileira de futebol masculino vai viver na próxima quinta-feira, às 22h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, um risco semelhante ao que quatro dos últimos cinco anfitriões dos Jogos Olímpicos experimentaram: o da eliminação precoce na fase de grupos. Em Pequim-2008, por exemplo, o Brasil foi responsável pelo adeus da China.
A contar de Atlanta-1996, apenas um dono de casa chegou à fase de mata-mata do futebol masculino — a Grã-Bretanha, em Londres-2012. Todas as demais deram adeus na etapa de grupos. Foi assim com os Estados Unidos em Atlanta-1996, com a Austrália em Sydney-2000, com a Grécia em Atenas-2004 e com a China em Pequim-2008. O Brasil pode ser o quinto elemento.
O drama dos meninos (e dos três marmanjos Weverton, Renato Augusto e Neymar) de Rogério Micale é tamanho que a vida da Seleção Olímpica pode até ser decidida em um sorteio. Explica-se: a Dinamarca lidera o Grupo A sozinha com 4 pontos. Brasil e Iraque dividem com o segundo lugar com 2 e a África do Sul contabiliza três. As quatro seleções têm chance de classificação. Se o Brasil empatar em Salvador e houver um vencedor entre Iraque e África do Sul, em Salvador, a Seleção está fora.
Se o Brasil empatar com a Dinamarca na quarta-feira e o Iraque também diante da África do Sul, ambas vão ficar rigorosamente iguais em todos os critérios de desempate e será necessário um sorteio para apontar o classificado. O acaso pode decidir também o primeiro colocado da chave caso Brasil e Iraque vençam seus adversários pelo mesmo placar.
De acordo com o regulamento da Fifa, os critérios de desempate são pela ordem: pontos, saldo de gols e número de gols marcados. Se duas ou mais seleções terminam empatadas, os quesitos passam a ser os pontos obtidos no confronto direto, saldo de gols no confronto direto, gols marcados no confronto direto e, por último, o sétimo: um sorteio realizado pelo Comitê Organizador da Fifa responsável pelo torneio de futebol.
Anfitriões eliminados na fase de grupos nos últimos 20 anos
» Atlanta-1996: Estados Unidos
EUA 1 x 3 Argentina
EUA 2 x 0 Tunísia
EUA 1 x 1 Portugal
» Sydney-2000: Austrália
Austrália 0 x 1 Itália
Austrália 2 x 3 Nigéria
Austrália 1 x 2 Honduras
» Atenas-2004: Grécia
Grécia 2 x 2 Coreia do Sul
Grécia 0 x 2 Mali
Grécia 2 x 3 México
» Pequim-2008: China
China 1 x 1 Nova Zelândia
Bélgica 2 x 0 China
China 0 x 3 Brasil
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…