Zagueiro do Tigres, Diego Reyes (13) comemora medalha de ouro contra o Brasil em Londres-2012
A final do Mundial de Clubes da Fifa entre Bayern de Munique e Tigres mostra que o torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos tem seu papel no processo de amadurecimento dos jogadores. Cinco medalhistas estão inscritos nos elencos dos protagonistas da decisão desta quinta-feira, às 15h, no Education City, um dos estádios da Copa 2022 no Catar.
Favorito ao título, o Bayern de Munique tem três jogadores da geração de prata da Alemanha. Todos foram derrotados pelo Brasil na decisão dos Jogos do Rio-2016. Niklas Süle, Serge Gnabry e Leon Goretzka podem ajudar o clube bávaro a conquistar o tetracampeonato mundial. O troféu seria o sexto na temporada 2019/2020.
O time de Hans-Dieter Flick ganhou Liga dos Campeões, Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Supercopa da Uefa e Supercopa da Alemanha. Se vencer o Mundial, igualará o feito do Barcelona, de Pep Guardiola. Em 2008/2009, o time catalão empilhou seis taças.
A tendência é que Nikas Süle forme a dupla de zaga com Alaba na decisão desta quinta. A defesa não contará com Jérome Boateng. Goretzka é opção no banco de reservas. Os três medalhistas de prata no Rio-2016 acumulam milhas na seleção da Alemanha.
Carrasco do Palmeiras nas semifinais do Mundial de Clubes, o Tigres também tem seus campeões olímpicos. Diego Ayala e Javier Aquino estavam no grupo medalha de ouro nos Jogos de Londres-2012. O zagueiro Diego Reyes era o camisa 13 do México na decisão contra o Brasil, de Neymar, em Wembley. O meia direita Javier Aquino usava o número 11. Ambos ajudaram o centroavante Oribe Peralta a marcar os dois gols do triunfo por 2 x 1.
Considerado “patinho feio” entre os torneios de futebol, os Jogos Olímpicos ajudam a lapidar talentos sub-23. Consolida carreiras e abre portas para títulos relevantes como a decisão do Mundial de Clubes da Fifa. Ao término da decisão desta quinta-feira, os medalhistas de prata Niklas Süle, Serge Gnabry e Leon Goretzka; ou os de ouro Diego Reyes e Javier Aquino terão seus nomes inseridos na seleta lista dos campeões mundiais de clubes.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…