Bayern x Tigres: gerações olímpicas de prata e de ouro duelam na final do Mundial de Clubes

Compartilhe

A final do Mundial de Clubes da Fifa entre Bayern de Munique e Tigres mostra que o torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos tem seu papel no processo de amadurecimento dos jogadores. Cinco medalhistas estão inscritos nos elencos dos protagonistas da decisão desta quinta-feira, às 15h, no Education City, um dos estádios da Copa 2022 no Catar.

Favorito ao título, o Bayern de Munique tem três jogadores da geração de prata da Alemanha. Todos foram derrotados pelo Brasil na decisão dos Jogos do Rio-2016. Niklas Süle, Serge Gnabry e Leon Goretzka podem ajudar o clube bávaro a conquistar o tetracampeonato mundial. O troféu seria o sexto na temporada 2019/2020.

O time de Hans-Dieter Flick ganhou Liga dos Campeões, Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Supercopa da Uefa e Supercopa da Alemanha. Se vencer o Mundial, igualará o feito do Barcelona, de Pep Guardiola. Em 2008/2009, o time catalão empilhou seis taças.

A tendência é que Nikas Süle forme a dupla de zaga com Alaba na decisão desta quinta. A defesa não contará com Jérome Boateng. Goretzka é opção no banco de reservas. Os três medalhistas de prata no Rio-2016 acumulam milhas na seleção da Alemanha.

Carrasco do Palmeiras nas semifinais do Mundial de Clubes, o Tigres também tem seus campeões olímpicos. Diego Ayala e Javier Aquino estavam no grupo medalha de ouro nos Jogos de Londres-2012. O zagueiro Diego Reyes era o camisa 13 do México na decisão contra o Brasil, de Neymar, em Wembley. O meia direita Javier Aquino usava o número 11. Ambos ajudaram o centroavante Oribe Peralta a marcar os dois gols do triunfo por 2 x 1.

Considerado “patinho feio” entre os torneios de futebol, os Jogos Olímpicos ajudam a lapidar talentos sub-23. Consolida carreiras e abre portas para títulos relevantes como a decisão do Mundial de Clubes da Fifa. Ao término da decisão desta quinta-feira, os medalhistas de prata Niklas Süle, Serge Gnabry e Leon Goretzka; ou os de ouro Diego Reyes e Javier Aquino terão seus nomes inseridos na seleta lista dos campeões mundiais de clubes.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Pênaltis de Rayan e John Kennedy explicam Vasco na final da Copa do Brasil

Em 2023, Fernando Diniz fez do jovem John Kennedy, de 21 anos à época, um…

1 dia atrás
  • Esporte

Dorival leva Corinthians à final 261 dias depois da demissão na Seleção

Há 261 dias, Dorival Júnior era demitido da Seleção Brasileira. Se há volta por cima,…

1 dia atrás
  • Esporte

Flamengo 2 x 0 Pyramids: quando 1 centímetro a mais de altura faz diferença

A média de altura dos jogadores escalados pelo Flamengo no início da vitória por 2…

2 dias atrás
  • Esporte

Grêmio, Luís Castro e os métodos de contratação dos times brasileiros

  Na gestão do futebol brasileiro, pouco se cria, quase tudo se copia. Para mim,…

3 dias atrás
  • Esporte

Como Fernando Diniz criou atalho para a virada do Vasco contra o Fluminense

O Vasco perdeu o primeiro tempo do clássico desta quinta-feira para o Fluminense porque deixou…

4 dias atrás
  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

5 dias atrás