Ataques aos três poderes deixam indicação de Brasília a palco da Supercopa do Brasil em xeque

Compartilhe

Os ataques aos três poderes no domingo deixam a possível indicação de Brasília a sede da Supercopa do Brasil no próximo dia 28 em xeque. O blog apurou que até a última sexta-feira, havia 90% de chance de o duelo entre os campeões do Brasileirão (Palmeiras) e da Copa do Brasil (Flamengo) ocorrer uma cidade do Brasil em 2023 e no exterior a partir do ano que vem. Até então, a capital do país despontava como favorita.

O cenário mudou nas últimas 48 horas. A intervenção na segurança pública do Distrito Federal, o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) por 90 dias as ofertas da Arábia Saudita (Riade), duas dos Estados Unidos (Miami e Orlando) e o trauma recente da do DF em um clássico recente entre Palmeiras e Flamengo aumentam o debate interno a 19 dias da partida. O plano da entidade é definir o local com representantes dos clubes nesta segunda-feira.

A CBF retorna do recesso nesta semana com duas pendências: o local da Supercopa e a escolha do sucessor de Tite na Seleção. Brasília era favorita a receber o jogo pela terceira vez em quatro anos, porém os ataques à democracia e um jogo de seis anos atrás deixam os dirigentes com um pé atrás. Falhas de segurança justamente em um clássico nacional entre Palmeiras e Flamengo realizado em 2016, no Mané Garrincha, facilitaram uma briga generalizada nas arquibancadas. Os desdobramentos daquele jogo se arrastam e ainda são caso de Justiça.

A questão de segurança preocupa muito. Recentemente, o Palmeiras impediu o acesso de torcedores rubro-negros ao Allianz Parque no Campeonato Brasileiro. O Flamengo devolveu na mesma moeda como mandante, no Maracanã. O último duelo entre os dois clubes na capital foi pacífico, mas teve portões fechados, em janeiro de 2021, por causa da pandemia do coronavírus.

A rivalidade entre Palmeiras e Flamengo não é a única preocupação da CBF. No ano passado, a entidade pediu à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para tirar de Brasília a decisão da Copa Sul-Americana. Motivo: a decisão seria em 1º de outubro, na véspera do primeiro turno das eleições. Havia temor com a segurança do evento, principalmente devido aos ânimos exaltados de bolsonaristas e petistas — adversários nas urnas à época.

A 19 dias da Supercopa do Brasil, a CBF começa a viver um drama semelhante ao do ano passado. À época, o duelo entre Atlético-MG e Flamengo estava encaminhado para o Mané Garrincha. Com o aumento dos casos de covid-19, Brasília decretou eventos com portões fechados. A entidade teve de optar em cima da hora pela Arena Pantanal, em Cuiabá. Diante do impasse, a comercialização dos bilhetes começou tardiamente, quatro dias antes da realização da partida.

Como o blog mostrou recentemente, um grupo econômico da Arábia Saudita está disposto a pagar petrodólares pela Supercopa do Brasil. A firma comprou recentemente as Supercopas da Espanha e da Itália. Ambas serão realizadas neste mês, no Oriente Médio. Os Estados Unidos também apresentaram oferta em “doletas”. A opção por Brasília ainda é possível, mas ficou complexa. Passou a depende da garantia de vários atores, entre eles a governadora Celina Leão (PP), o interventor na Segurança Pública Ricardo Cappelli e a garantia de paz em um clássico de alto risco, como mostra o passado recente de Palmeiras e Flamengo na capital do país.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: marcospaulolima

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Supercopa do Brasil: Brasília receberá Flamengo x Corinthians

O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…

2 horas atrás
  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

10 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

17 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás