Contratado antes da Copa América do Brasil neste ano para a função de assessor técnico de Rafael Dudamel na seleção da Venezuela, o badalado colombiano Francisco “Pacho” Maturana deu a entender nesta quarta-feira em entrevista ao blog que o treinador de 46 anos está mesmo a caminho do Atlético-MG. Com a iminente troca no comando da esquadra vinotinto, a tendência é que a consultoria de Maturana à Federação Venezuelana de Futebol chegue ao fim.
Questionado se continuará prestando serviços à Federação Venezuelana de Futebol caso Rafael Dudamel oficialize o desligamento da seleção, Maturana respondeu: “Não. Isso era um exercício de amizade e Rafa ja não estará”, afirmou o mentor da goleada da Colômbia por 5 x 0 sobre a Argentina, em Buenos Aires, nas Eliminatórias para a Copa de 1994; do primeiro título do Atlético Nacional na Libertadores, em 1989; e da conquista da anftiriã Colômbia na Copa América de 2001 — único título na história do país.
Francisco Maturana aguarda o desfecho das negociações entre Rafael Dudamel e a Federação Venezuelana de Futebol. “Estou me inteirando sobre a decisão de Rafael, mas não seis quais são os passos que ele dará”, comentou o veterano profissional de 70 anos.
Questionado se aconselharia Rafael Dudamel a topar o desafio, Maturana foi direto: “É um desafio muito atraente. Que Deus ilumine a caminhada dele. O que posso garantir é que enviarei a minha energia positiva a ele onde quer que esteja”, disse o colombiano.
Maturana jamais foi técnico do ex-goleiro Dudamel. “Não tive oportunidade de tê-lo como jogador, apenas como adversário”, recorda. Entretanto, prestou serviços ao amigo ao dar palestras para jogadores das divisões de base da Venezuela no Sul-Americano Sub-20 do Chile. Ali começou o “namoro” entre o colombiano e a seleção venezuelana.
Maturana foi convidado para colaborar com Dudamel por uma motivo simples: a capacidade do veterano de ler os jogos e o impressionante conhecimento acumulado. O holandês Johan Cruyff é a maior fonte de inspiração do Pacho. Maturana sempre trocou ideias com os italianos Arrigo Sacchi e Carlo Ancelotti. Adora interagir com Pep Guardiola. Embora tenha 70 anos, o ex-zagueiro formado em odontologia compra passagens rumo à Europa numa busca incansável por atualização. A Venezuela oferecia a ele o que sempre gostou: investimento nas divisões de base. Maturana ama a várzea. Chegou a dizer um dia que as crianças brincando de bola no terrão são mais importantes do que o futebol. Maturana e Dudamel são amigos. Portanto, não se assuste se o colombiano desembarcar com ele em janeiro na Cidade do Galo.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…