As inspirações de Jorge Sampaoli para levar o Chile em casa ao título da Copa América 2015

Publicado em Sem categoria
Nesta semana, Jorge Sampaoli, o homem que quase eliminou a Seleção Brasileira, em Belo Horizonte, nas oitavas de final, deu uma bela entrevista ao colega Juan Castro, do diário espanhol Marca. O adversário de Dunga neste domingo, às 11h, no Emirates Stadium , em Londres, tenta absorver conhecimento de mestres como Pep Guardiola, Vicente del Bosque e Diego Simeone para levar o Chile ao título inédito da Copa América no meio do ano.
Do mentor do Bayern de Munique, Sampaoli tenta extrair criatividade. “Eu curto demais ver os times do Pep Guardiola jogar”, admite. Talvez, por isso, a Universidad de Chile campeã da Copa Sul-Americana, em 2011, foi batizada de Barcelona das Américas. Ciente das limitações da seleção, Sampaoli sabe coloca os pés no chão. Segundo ele, a filosofia de seu trabalho está baseada na verticalidade e na profundidade devido à falta de um Xavi ou de um Iniesta capaz de dar ao Chile uma posse de bola de um Bayern ou de um Barcelona.
Jorge Sampaoli também é discípulo de Diego Simeone. Fica encantado com a capacidade do compatriota de convencer o elenco do Atlético de Madrid a comprar suas ideias. Ao mesmo tempo, tenta incorporar a honestidade e a sabedoria de Vicente del Bosque. Segundo ele, sente paz quando vê o comandante da Espanha.