Marcelo Bielsa qualificou o Uruguai para a Copa de 2026. Eitan Abramovich/AFP
Das seis seleções das Eliminatórias da América do Sul classificadas para a Copa do Mundo, apenas o Brasil não é comandado por técnicos argentinos. Podem ser até seis caso a Venezuela termine em sétimo e conquiste o acesso estratégico à repescagem mundial.
Campeã simbólica das Eliminatórias, a atual campeão, Argentina, é comandada pelo santo de casa Lionel Scaloni. Com 74% de aproveitamento nas Eliminatórias, ele ostenta o bicampeonato na Copa América e o título inédito mundial inédito em 2022, no Catar.
O Uruguai carimbou o passaporte na quinta-feira ao derrotar o Peru por 3 x 0, no Estádio Centenário, em Montevidéu, sob o comando do argentino Marcelo Bielsa. Depois de problemas internos de relacionamento, ele sobreviveu e encerra as Eliminatórias no cargo.
Quarto colocado, o Equador avança à Copa do Mundo liderada por um discípulo de Jorge Sampaoli. Sebastián Beccacece é o protagonista do classificação direta.
Além da América do Sul
Todos os técnicos argentinos classificados para a Copa 2026
A Colômbia delegou a prancheta ao argentino Nestor Lorenzo e não se arrependeu. Os cafeteros também embarcarão rumo á América do Norte em junho do próximo ano.
Ausente na Copa desde 2010, na África do Sul, o Paraguai deu uma arrancada na reta final turbinada pelos argentinos. Gustavo Alfaro encerrou o jejum de três edições. Está garantino não somente em 2026 como em 2030. O país é parceiro de Argentina, Uruguai, Portugal, Espanha e Marrocos edição centenária.
A Venezuela ocupa o sétimo lugar. A seleção do argentino Cesar Farias é favorita à vaga para a repescagem. Depende de si, em casa, contra a Colômbia. A Bolívia, do santo de casa Oscar Villegas, é obrigada a vencer o Brasil na altitude de 4.100 m de El Alto e a secar a Venezuela para retornar à Copa pela primeira vez desde 1994.
Liderado pelo italiano Carlo Anceloti, o Brasil é o único classificado sem a influência de um técnico argentino. Um italiano dá as cartas na Seleção. Até um dos anfitri~eos é liderado por um argentino. Mauricio Pochettino dá as cartas na seleção dos Estados Unidos.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…