A Copa do Brasil não tem um campeão de fora da Série A desde o Paulista de Jundiaí (SP), em 2005, que estava na segundona no ano da conquista. De lá para cá, times da Série B até tentaram colocar as manguinhas de fora, como o Corinthians, em 2008, na derrota para o Sport, mas perderam o título. O sorteio dos confrontos das oitavas de final, nesta quinta-feira, definiu o caminho para que a turma das divisões inferiores quebre o tabu de 12 anos.
Santa Cruz, Internacional, Paysandu e Paraná — todos eles da segunda divisão — são os candidatos a impedir a 11ª conquista consecutiva de um da Série A do Campeonato Brasileiro na Copa do Brasil. A primeira divisão chega às oitavas de final com Atlético-PR, Grêmio, Fluminense, Flamengo, Atlético-GO, Palmeiras, Botafogo, Sport, Santos, Chapecoense, Cruzeiro e Atlético-MG. Dos 12 representantes da elite na próxima fase, apenas Botafogo e Chape jamais conquistaram a Copa do Brasil.
Há desfalques importantes da Série A na próxima fase. Vasco, Corinthians, São Paulo, Coritiba, Bahia e Vitória, por exemplo, ficaram pelo caminho. As séries C e D não emplacaram nenhum intruso na lista dos time que ainda sonham com o título.
A seguir, o blog faz um retrospecto e aponta curiosidades dos duelos das oitavas de final. Os jogos de ida estão previstos para serem realizados em 26/4, 3/5, 10/5 e 17/5. Os de volta, em 10/5, 17/5, 24/5 e 31/5.
CONFRONTOS DAS OITAVAS
Santa Cruz x Atlético-PR
Que “sorte” a do Grafite, hein? Defendeu o Santinha, seu clube de coração, no ano passado, foi rebaixado para a segunda divisão com o time pernambucano e vai ter de enfrentá-lo nas oitavas de final da Copa do Brasil. Os dois clubes jamais duelaram no mata-mata nacional.
Ida: Recife
Volta: Curitiba
Grêmio x Fluminense
O técnico Renato Gaúcho é a cereja do bolo no duelo. É ídolo nos dois lados. É o sexto encontro entre os tricolores na Copa do Brasil. Deu Grêmio em 2001 (oitavas), 2004 (oitavas) e 2010 (quartas); e Fluminense em 2005 (oitavas) e em 2015 (quartas). Duelo nas oitavas vai ser uma espécie de tira-teima. O confronto tem dois técnicos campeões da Copa do Brasil. Renato Gaúcho levou o Fluminense ao título em 2008 e o Grêmio em 2016. Abel Braga deu a volta olímpica com o Inter, em 1992.
Ida: Porto Alegre
Volta: Rio
Flamengo x Atlético-GO
Sabe a lei do ex? Pode funcionar nesse duelo. Revelado pelo Flamengo, o atacante Negueba é um dos atacantes do Dragão na temporada. O confronto pode marcar o reencontro de Walter com o Flamengo. Em 2013, o centroavante disse que ia deitar e rolar em cima do time carioca na semifinal da Copa do Brasil de 2013 e foi eliminado pelo clube da Gávea.
Ida: Rio
Volta: Goiânia
Palmeiras x Internacional
Antônio Carlos Zago foi jogador e técnico do Palmeiras, mas lidera o colorado. Em 1992, o Inter despachou o Palmeiras. Em 2015, deu Verdão. Há 11 remanescentes do último duelo. No Palmeiras, o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Vitor Hugo, os laterais Egídio e Zé Roberto e os atacantes Dudu e Rafael Marques. No Inter, o lateral William, os zagueiros Ernando e Paulão, o volante Rodrigo Dourado e o meia Valdivia.
Ida: São Paulo
Volta: Porto Alegre
Botafogo x Sport
Referência do ataque do Botafogo, o atacante Roger foi campeão da Copa do Brasil em 2008 com a camisa do Sport. Um dos maestros do meio de campo alvinegro, Camilo também passou pelo Leão da Ilha. É mais um duelo inédito na história da Copa do Brasil. Técnico do Sport, Ney Franco tem um título da Copa do Brasil no currículo, em 2006, pelo Flamengo.
Ida: Rio
Volta: Recife
Santos x Paysandu
Jamais se enfrentaram em qualquer mata-mata. Duelos apenas pelo Campeonato Brasileiro e em amistosos. Em 17 partidas, 13 vitórias do Santos, 2 empates e 2 vitórias do Papão da Curuzu. Os dois times não duelam há 12 anos, desde a partida de 24 de agosto de 2005, pela Série A. Dorival Júnior tenta o bi pessoal. Em 2010, o técnico levou o Peixe ao título inédito.
Ida: Santos
Volta: Belém
Cruzeiro x Chapecoense
Uma chance de revanche para o time catarinense. Os dois times duelaram na segunda fase em 2012. A Chapecoense empatou o jogo de ida por 1 x 1. Na volta, o Cruzeiro goleou a Chapecoense por 4 x 1. Do lado celeste, estava Wellington Paulista, autor de dois dos quatro gols da Raposa. O camisa 9 hoje é titular da Chapecoense. Ah, vai rolar um duelo entre treinadores campeões da Copa do Brasil. Mano Menezes pelo Corinthians, em 2009. Vagner Mancini à frente do Paulista, em 2005.
Ida: Belo Horizonte
Volta: Chapecó
Paraná x Atlético-MG
Eles se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Brasil de 1998. Na partida de ida, o Paraná venceu por 1 x 0 no Durival de Britto, em Curitiba. Na volta, empate por 1 x 1. Galo eliminado precocemente do mata-mata nacional. Portanto, chance de revanche.
Ida: Curitiba
Volta: Belo Horizonte
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…