Alvo do Internacional para suprir a ausência do lesionado Paolo Guerrero, o centroavante canhoto Abel Hernández, de 30 anos, surgiu no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2009 como uma baita promessa da seleção do Uruguai. Sob o comando do ex-técnico colorado Diego Aguirre, foi um dos quatro artilheiros do torneio disputado na Venezuela. Terminou com cinco gols ao lado do brasileiro Walter e dos paraguaios Robin Ramírez e Hernán Pérez.
As melhores exibições de Abel Hernández naquele Sul-Americano foram contra os maiores rivais do time celeste. Na primeira fase, comandou a vitória por 3 x 2 sobre o Brasil. O time de Rogério Lourenço contava com Rafael Toloi, Douglas Costa, Walter, Alan Kardec, Giuliano e Sandro. O Brasil deu o troco no hexagonal final. Venceu por 3 x 2, mas Abel Hernández colocou mais uma bola na rede verde-amarela.
Abel Hernández também brilhou no triunfo do Uruguai sobre a Argentina, por 2 x 1. Foi dele o gol da vitória. O centroavante também desequilibrou no empate por 2 x 2 com o Paraguai no hexagonal final, garantiu o terceiro lugar e ajudou o time celeste a se classificar para o Mundial Sub-20 do Egito. Abel fez apenas um gol no torneio no empate por 2 x 2 com Gana.
5 gols fez o centroavante Abel Hernández no Sul-Americano Sub-20 de 2009: 3 em duas partidas contra o Brasil no torneio. A geração uruguaia tinha Nicolas Lodeiro, Sebastián Coates, Jonathan Urrestaviscaya e Matías Aguirregaray comandados por Diego Aguirre
A aposta colorada viveu momento inusitado na Arena Pernambuco, no Recife. O Uruguai goleou o Taiti por 8 x 0. Abel Hernández marcou quatro vezes na partida contra o saco de pancadas do torneio disputado no Brasil. Dois anos antes, fez parte do elenco campeão da Copa América disputada na Argentina. Era o reserva de Cavani e Suárez. Também participou dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Não é convocado pelo técnico Oscar Washington Tabárez desde 2017.
A maior transação envolvendo Abel Hernández custou 12 milhões de euros na transferência do Palermo da Itália para o Hull City da Inglaterra. Pesou a favor do interesse do Inter o fato de o jogador estar sem contrato. O último clube dele foi o Al Ahli. O acordo com o clube do Catar terminou em junho. Logo, está livre para trabalhar onde quiser no momento, independentemente dos prazos da janela internacional de transferências.
O jogador pretendido pelo Inter é agenciado por Pablo Betancourt, com quem a diretoria colorada tem boa relação. O empresário levou Nico López para o clube. Abel Hernández foi revelado pelo Central Español, passou rapidamente pelo Peñarol e partiu jovem rumo à Europa para defender Palermo, Hull City e CSKA.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…