Abel fez quatro gols em um jogo na Copa das Confederações 2013, no Brasil. Foto: Juan Barreto/AFP
Alvo do Internacional para suprir a ausência do lesionado Paolo Guerrero, o centroavante canhoto Abel Hernández, de 30 anos, surgiu no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2009 como uma baita promessa da seleção do Uruguai. Sob o comando do ex-técnico colorado Diego Aguirre, foi um dos quatro artilheiros do torneio disputado na Venezuela. Terminou com cinco gols ao lado do brasileiro Walter e dos paraguaios Robin Ramírez e Hernán Pérez.
As melhores exibições de Abel Hernández naquele Sul-Americano foram contra os maiores rivais do time celeste. Na primeira fase, comandou a vitória por 3 x 2 sobre o Brasil. O time de Rogério Lourenço contava com Rafael Toloi, Douglas Costa, Walter, Alan Kardec, Giuliano e Sandro. O Brasil deu o troco no hexagonal final. Venceu por 3 x 2, mas Abel Hernández colocou mais uma bola na rede verde-amarela.
Abel Hernández também brilhou no triunfo do Uruguai sobre a Argentina, por 2 x 1. Foi dele o gol da vitória. O centroavante também desequilibrou no empate por 2 x 2 com o Paraguai no hexagonal final, garantiu o terceiro lugar e ajudou o time celeste a se classificar para o Mundial Sub-20 do Egito. Abel fez apenas um gol no torneio no empate por 2 x 2 com Gana.
5 gols fez o centroavante Abel Hernández no Sul-Americano Sub-20 de 2009: 3 em duas partidas contra o Brasil no torneio. A geração uruguaia tinha Nicolas Lodeiro, Sebastián Coates, Jonathan Urrestaviscaya e Matías Aguirregaray comandados por Diego Aguirre
A aposta colorada viveu momento inusitado na Arena Pernambuco, no Recife. O Uruguai goleou o Taiti por 8 x 0. Abel Hernández marcou quatro vezes na partida contra o saco de pancadas do torneio disputado no Brasil. Dois anos antes, fez parte do elenco campeão da Copa América disputada na Argentina. Era o reserva de Cavani e Suárez. Também participou dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Não é convocado pelo técnico Oscar Washington Tabárez desde 2017.
A maior transação envolvendo Abel Hernández custou 12 milhões de euros na transferência do Palermo da Itália para o Hull City da Inglaterra. Pesou a favor do interesse do Inter o fato de o jogador estar sem contrato. O último clube dele foi o Al Ahli. O acordo com o clube do Catar terminou em junho. Logo, está livre para trabalhar onde quiser no momento, independentemente dos prazos da janela internacional de transferências.
O jogador pretendido pelo Inter é agenciado por Pablo Betancourt, com quem a diretoria colorada tem boa relação. O empresário levou Nico López para o clube. Abel Hernández foi revelado pelo Central Español, passou rapidamente pelo Peñarol e partiu jovem rumo à Europa para defender Palermo, Hull City e CSKA.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…