Savarino comemora o segundo gol do Botafogo contra o Fluminense. Foto: Vitor Silva/Botafogo
A abertura da sexta rodada do Campeonato Brasileiro expôs na vitrine neste sábado dois modelos de camisa 10: aquele à moda antiga, responsável pelas bolas paradas, impecável nas cobranças e com o time orbitando em torno dele, e a versão moderna, com extrema mobilidade.
O meia Alan Patrick foi impecável na vitória do Internacional contra o Juventude por 3 x 1, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Ele é o centro das atenções do time de Roger Machado. O ritmista da banda colorada. Impressionante o talento e a fase dele para colocar a bola onde quer. Principalmente quando aparece um adversário com marcação amadora como o Juventude.
Sorte de quem aproveita as assistências do camisa 10. O zagueiro Vitor Gabriel foi servido duas vezes e não desperdiçou. O centroavante Coombiano Rafael Borré também tirou proveito.
Alan Patrick teria de ser convocado se os duelos contra Equador e Paraguai pelas Eliminatórias fossem nesta semana. Ah, mas ele tem 33 anos! E daí? Qual jogador brasileiro está comendo a bola como ele em um setor tão fundamental?
O venezuelano Savarino é uma outra espécie de camisa 10. Ao contrário de Alan Patrick, craque do Botafogo é um condutor da bola. Em algumas vezes, arranca com extrema habilidade, atrai os marcadores, abre espaço para os companheiros e faz gol. Foi dele o da vitória no clássico contra o Fluminense, por 2 x 0, no Nilton Santos. Por isso deu tão certo a combinação entre Savarino e Thiago Almada na temporada passada. Eles se completavam no sistema de Artur Jorge.
Havia outro tipo de camisa 10 em campo no Clássico Vovô. Paulo Henrique Ganso é o último romântico. Um armador na essência jogando em uma rotação diferente do que exige o futebol moderno. Meias como ele são cada vez msis agulha no palheiro justamente por esse motivo. A demanda é cada vez maior por camisas 10 com características de pontas.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…