Colorado está a uma vitória do título que não conquista desde 1979. Foto: Ricardo Duarte/Inter
Três por um
Independentemente de quem seja o campeão brasileiro, ficará marcado demais na história. O Inter porque não conquista a taça desde 1979, na era Falcão. O Flamengo não é bi em edições seguidas desde a era Zico. Levou a taça em 1982/83. O São Paulo não ganha nada há oito anos.
Já seriam campeões
Em 2009, o Flamengo foi campeão com 67 pontos contra 65 do vice Internacional. Onze edições depois, dois candidatos ao título de 2020 têm pontuações de campeão. Colorado lidera com 69 e o Rubro-Negro é o segundo com 68. A era dos pontos corridos terá “final”.
A dor da separação
A um ponto do Inter, o Flamengo não joga como na era Jesus, mas pode ser bi nas últimas duas rodadas. Jesus não faz o Benfica jogar como o Fla 2019, empatou com Moreirense, é quarto, 13 pontos atrás do líder Sporting e fora da zona de acesso à Champions League.
A volta do que não foi
Ah, o futebol! Thiago Galhardo estava vendido ao Al-Hilal. Foi até a Arábia Saudita para se apresentar ao clube. A transação não deu certo. Voltou ao Inter 35 dias depois. Havia perdido artilharia do Brasileirão. Aí, decide contra o ex-time Vasco e o Colorado pode ser tetra domingo.
Cadê o help desk?
Pior do que o erro grave contra o Vasco no lance do primeiro gol do Inter e a informação de que o VAR estava descalibrado é a falta de assistência técnica no local. Não havia ninguém especializado de plantão para resolver o perrengue tecnológico? Isso vai render se o Vasco cair.
De 7 pontos à frente a 7 atrás
O São Paulo liderava o Brasileirão com sete pontos de vantagem. Agora, é obrigado a vencer Palmeiras, Botafogo e Flamengo; torcer por empate entre Flamengo e Inter; e por vitória do Corinthians contra o Inter na última rodada. É a receita de como perder um título que estava ganho.
Fim do ciclo?
Por mais que Renato Gaúcho resista às críticas e ressalte que o Grêmio é finalista da Copa do Brasil, é inadmissível sofrer duas viradas relâmpagos, na Arena, para Flamengo e São Paulo. Posso estar enganado, mas há clima de fim de ciclo na relação do Portaluppi com o tricolor.
Além do esperado
Mário Bittencourt assumiu o Fluminense em junho de 2020, e o tricolor está classificado, no mínimo, para Pré-Libertadores. Vitória por 3 x 1 sobre o Ceará teve a marca de Xerém. O time começou com seis crias da casa. Três fizeram gol: John Kennedy, Martinelli e Samuel. Sensacional!
Novo normal
Cinco das sete principais ligas da Europa são lideradas por clubes que não são os atuais campeões: Inter (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Lille (França), Manchester City (Inglaterra) e Sporting (Portugal). Bayern (Alemanha) e Ajax (Holanda) continuam mandando em seus quintais.
Copa Verde ou Amarela?
Boa vitória do Brasiliense por 2 x 0 na ida da semi da Copa Verde contra o Vila Nova. Abriu caminho para o futebol do DF disputar a final do torneio pela terceira vez. Brasília foi campeão (2014) e o Gama vice (2016). O segundo jogo será quinta, no Serejão. Pode até perder por 1 x 0.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…