Fla quer mandar jogo contra o Palmeiras no Mané Garrincha no próximo dia 21. Foto: Ed Alves/CB/D. A Press
A saída de Jorge Jesus do Flamengo e a força-tarefa do clube em busca de um sucessor para o português levaram o presidente Rodolfo Landim a desistir da organização de um torneio de pré-temporada no Mané Garrincha com as participações de Vasco, Goiás e Atlético-GO. O dirigente encabeçava a organização. O cancelamento foi publicado primeiro pelo colega Venê Casagrande do jornal carioca O Dia na noite de sábado e confirmado pelo blog neste domingo. O Gama também havia sido convidado e até marcou a reapresentação do elenco para segunda-feira, mas o mandatário rubro-negro optou por priorizar a contratação do substituto de Jesus. Há possibilidade de dois amistosos, mas as definição dos locais e dos adversários serão tomadas pela nova comissão técnica.
O torneio começou a ser desfeito na noite de sexta-feira, quando o Vasco anunciou a desistência. No sábado, foi a vez do Atlético-GO pular fora. O clube sugeriu inclusive a substituição pelo Vila Nova. Também havia resistência do GDF e da Secretaria de Esportes. Afinal, o futebol segue suspenso por decreto do governador Ibaneis Rocha. Alguns times da cidade voltaram ao batente, mas o Candangão continua paralisado.
O mandatário do Flamengo Rodolfo Landim oficializou o cancelamento em vídeo enviado ao presidente do clube goiano, Adson Batista, no qual Se justificou e pediu desculpas pela desistência. Na última quinta-feira, o blog chegou a publicar o esboço da tabela da competição que seria disputada antes do início do Brasileirão.
“Com essa saída de Jesus do Flamengo, algo que a gente não estava contando, as coisas se complicaram aqui um pouco. Eu havia feito o convite a você e ao Marcelo (Almeida, presidente do Goiás) para esse torneio em Brasília. A gente não sabe quando poderemos contar com a chegada de um novo técnico e como ele vai querer usar esse tempo que a gente vai ter até o início do Campeonato Brasileiro. Esse compromisso pode atrapalhar até a própria vinda de quem está potencialmente selecionando agora nesse processo de escolha do novo técnico”, disse.
A proposta do torneio em Brasília teve diferentes facetas. Primeiro, seria disputado entre clubes rubro-negros da primeira divisão – Flamengo, Atlético-GO, Sport e Athletico-PR. Porém, não houve acordo com o Furacão. O Vitória, da Série B, passou a ser alternativa. Na sequência, entrou em cena o plano B com Flamengo, Vasco, Atlético-GO e Goiás. Como havia dúvida por parte do Goiás, o Gama recebeu convite oficial e apressou a reapresentação do elenco.
Além da saída de Jorge Jesus, as especulações sobre o torneio causavam incômodo à diretoria devido ao possível apoio do Banco de Brasília (BRB), parceiro do Flamengo, a possibilidade de transmissão na tevê e o fato de o evento ser disputado numa época em que a pandemia do novo coronavírus avança no Distrito Federal. Há hipótese de que o Flamengo dispute dois amistosos antes da estreia contra o Atlético-MG no Brasileirão, ambos provavelmente no Rio.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…