A saída de Jorge Jesus do Flamengo e a força-tarefa do clube em busca de um sucessor para o português levaram o presidente Rodolfo Landim a desistir da organização de um torneio de pré-temporada no Mané Garrincha com as participações de Vasco, Goiás e Atlético-GO. O dirigente encabeçava a organização. O cancelamento foi publicado primeiro pelo colega Venê Casagrande do jornal carioca O Dia na noite de sábado e confirmado pelo blog neste domingo. O Gama também havia sido convidado e até marcou a reapresentação do elenco para segunda-feira, mas o mandatário rubro-negro optou por priorizar a contratação do substituto de Jesus. Há possibilidade de dois amistosos, mas as definição dos locais e dos adversários serão tomadas pela nova comissão técnica.
O torneio começou a ser desfeito na noite de sexta-feira, quando o Vasco anunciou a desistência. No sábado, foi a vez do Atlético-GO pular fora. O clube sugeriu inclusive a substituição pelo Vila Nova. Também havia resistência do GDF e da Secretaria de Esportes. Afinal, o futebol segue suspenso por decreto do governador Ibaneis Rocha. Alguns times da cidade voltaram ao batente, mas o Candangão continua paralisado.
O mandatário do Flamengo Rodolfo Landim oficializou o cancelamento em vídeo enviado ao presidente do clube goiano, Adson Batista, no qual Se justificou e pediu desculpas pela desistência. Na última quinta-feira, o blog chegou a publicar o esboço da tabela da competição que seria disputada antes do início do Brasileirão.
“Com essa saída de Jesus do Flamengo, algo que a gente não estava contando, as coisas se complicaram aqui um pouco. Eu havia feito o convite a você e ao Marcelo (Almeida, presidente do Goiás) para esse torneio em Brasília. A gente não sabe quando poderemos contar com a chegada de um novo técnico e como ele vai querer usar esse tempo que a gente vai ter até o início do Campeonato Brasileiro. Esse compromisso pode atrapalhar até a própria vinda de quem está potencialmente selecionando agora nesse processo de escolha do novo técnico”, disse.
A proposta do torneio em Brasília teve diferentes facetas. Primeiro, seria disputado entre clubes rubro-negros da primeira divisão – Flamengo, Atlético-GO, Sport e Athletico-PR. Porém, não houve acordo com o Furacão. O Vitória, da Série B, passou a ser alternativa. Na sequência, entrou em cena o plano B com Flamengo, Vasco, Atlético-GO e Goiás. Como havia dúvida por parte do Goiás, o Gama recebeu convite oficial e apressou a reapresentação do elenco.
Além da saída de Jorge Jesus, as especulações sobre o torneio causavam incômodo à diretoria devido ao possível apoio do Banco de Brasília (BRB), parceiro do Flamengo, a possibilidade de transmissão na tevê e o fato de o evento ser disputado numa época em que a pandemia do novo coronavírus avança no Distrito Federal. Há hipótese de que o Flamengo dispute dois amistosos antes da estreia contra o Atlético-MG no Brasileirão, ambos provavelmente no Rio.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…