A primeira partida da final do Carioca foi boa para quatro personagens

Compartilhe

O primeiro jogo da final do Campeonato Carioca foi importante para quatro personagens. Filipe Luis precisava vencer Mano Menezes depois de uma derrota (0 x 2) e um empate (0 x 0) no duelo com o colega de profissão. Wesley precisava justificar a primeira convocação para a Seleção Brasileira com o técnico Dorival Júnior na tribuna de honra. Recém-contratado, Juninho necessitava de um gol em jogo grande. Teve oportunismo e sorte ao balançar a rede. Keno perdeu espaço para Canobbio e Serna no ataque do Fluminense, porém incendiou o time na etapa final e fez o gol necessário para manter a equipe de Mano Menezes viva na final.

Filipe Luís havia enfrentado Mano Menezes duas vezes. Perdeu no ano passado pela Série A e empatou na primeira fase do Campeonato Carioca. O treinador tricolor havia entrado na mente do jovem dono da prancheta rubro-negra. Tocou na ferida no domingo passado ao lembrar a única derrota do comandante do Flamengo desde a estreia profissional.

Mano e Filipe Luís jogaram praticamente espelhados no sistema 4-2-3-1. Havia diferença no ataque. Enquanto o Fluminense usava um centroavante raiz, o experiente Cano, o Flamengo via Gonzalo Plata, Luiz Araújo e até Arrascaeta se revezarem na função de falso 9. O primeiro gol do jogo sai graça ao papel de Plata como pivô antes de servir Wesley.

O lateral-direito convocado para a Seleção Brasileira chutou cruzado sob os olhos de Dorival Júnior e contou com a falha do goleiro Fábio para assumir o papel de protagonista em mais um clássico. Ele havia sido o autor da assistência para Everton Cebolinha na vitória por 2 x 0 contra o Vasco na primeira fase. Nesta quarta, foi servido por Plata.

Em circunstâncias normais de temperatura e pressão, Juninho seria o substituto de Bruno Henrique no comando do ataque. No entanto, a falta de confiança nele e a recuperação da lesão levaram Filipe Luís a apostar em Plata na função. O equatoriano deixa campo com câimbras aos 11 minutos do segundo tempo e o substituto Juninho marca aos 21. O jogador contratado por 5 milhões de euros pagos ao Qarabag do Azerbaijão só havia marcado na goleada por 5 x 0 contra a Portuguesa na Taça Guanabara.

O clássico parecia decidido até Mano Menezes trocar Canobbio por Keno. Importante na conquista da Libertadores em 2023, o ponta acelerou o Fluminense como o torcedor tricolor gosta e diminuiu o prejuízo com uma cabeçada muito difícil depois de receber a bola do lateral-esquerdo Gabriel Fuentes. Mais do que deixar a final do Campeonato Carioca aberta, Keno colocou um trevo nas cabeças de Mano e Filipe Luís para domingo.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Renan Lodi e o êxodo reverso dos laterais esquerdos brasileiros

  A volta de Renan Lodi ao país para vestir a camisa do Atlético-MG é…

2 dias atrás
  • Esporte

The Botafogo Way: Martín Anselmi pode entregar o que deseja John Textor?

A contratação do técnico Martín Anselmi pelo Botafogo é mais uma tentativa do dono da…

4 dias atrás
  • Esporte

Flamengo e Corinthians ganham principais títulos no mesmo ano pela 3ª vez

  Um é pouco, dois é bom, três é demais? Protagonistas da Supercopa Rei do…

5 dias atrás
  • Esporte

Tetra do Corinthians resgata dois artigos de luxo: lançamento e o drible

  A final da Copa do Brasil resgatou neste domingo no Maracanã alguns recursos esquecidos…

5 dias atrás
  • Esporte

De Jéferson a Robert Renan: Vasco pode ter brasiliense campeão de novo

  A campanha do Vasco pelo bi da Copa do Brasil em 2025 tem uma…

6 dias atrás
  • Esporte

Vasco x Corinthians: a influência europeia na final da Copa do Brasil

  A final da Copa do Brasil neste domingo entre Vasco e Corinthians, às 18h,…

7 dias atrás