O atual bicampeão Palmeiras celebra a classificação épica no Allianz Parque. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
A eliminação do Atlético-MG pelo segundo ano consecutivo diante do Palmeiras na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, lembra uma das belas cenas de um filme épico: Gladiador, estrelado por Russel Crowe. No desfecho da trama, o vilão Cômodo questiona o herói Maximus:
“O que eu faço com você? Você simplesmente não… morre!”
O Palmeiras teve uma noite de Gladiador em seu Coliseu, o pulsante Allianz Parque. Parecia entregue a feras como Hulk, à própria sorte quando teve dois jogadores expulsos, mas resistiu bravamente até mesmo quando a plateia calou-se pressentindo o óbito do atual bicampeão da Libertadores.
Havia sempre um último fôlego. O suspiro de uma bola na trave. O alívio de uma defesa milagrosa de Weverton no tempo regulamentar e nos pênaltis. Um tratamento de choque vindo da prancheta do comandante do exército alviverde, Abel Ferreira.
Por sinal, é impressionante como ele tem o Palmeiras na palma das mãos. Ter um ou dois jogadores expulsos levam o técnico para a zona de conforto. Discípulo de José Mourinho, o português é especialista em defender. Ainda mais na adversidade.
Aliás, a classificação lembra muito a da Internazionale, de Mourinho, contra o Barcelona, no Camp Nou, nas semifinais da Liga dos Campeões de 2010. O time italiano também teve um jogador expulso — Thiago Motta — simplesmente contra aquele timaço de Pep Guardiola. Samuel Eto’o virou lateral. No Allianz Parque, Rony assumiu o papel de lateral. Qualquer semelhança entre as tomadas de decisão dos dois lusitanos é mera coincidência. A situação piorou quando Gustavo Scarpa também recebeu cartão vermelho.
O Palmeiras mostra que o futebol cada vez mais se joga no campo da mente. O time saiu de um 0 x 2, no Mineirão, para um 2 x 2. Terminou a partida de volta com dois a menos depois das expulsões de Danilo e Gustavo Scarpa, não contou com dois prováveis batedores de pênaltis na lista dos cinco. Manteve a cabeça no lugar até mesmo quando árbitro Wilmar Roldán foi muito mal ao encerrar a partida no momento em que o anfitrião tinha direito a uma cobrança de falta.
Nos pênaltis quase perfeitos dos dois times, coube ao goleiro Weverton provar em campo o que cantava a torcida antes de cada cobrança: “(…) é o melhor goleiro do Brasil”. Sim, é mesmo. O dono das traves alviverdes é a única certeza entre os jogadores em atividade no país na lista final de Tite para a Copa do Mundo do Qatar-2022. Está no nível dos “europeus” Alisson e Ederson. Defendeu o chute displicente de Rubens e confirmou a noite épica no coliseu do império alviverde.
Há uma atração fatal para que Palmeiras e Flamengo repitam a final do ano passado da Libertadores. O atual bicampeão é favorito contra Athletico-PR ou Estudiantes. O Flamengo também diante do Vélez Sarsfield. Se assim será no Estádio Monumento de Guayaquil, setembro dirá. Até lá, a nação alviverde tem é que viver intensamente esse momento lindo. O atual bicampeão é duro na queda. Simplesmente não… morre!
Cuca repete no Atlético-MG o que fez no Palmeiras em 2017. Deixou o alviverde depois do título brasileiro de 2016, voltou como salvador da pátria nas oitavas de final da Libertadores e foi eliminado nos pênaltis pelo Barcelona de Guayquil. Em dezembro, largou o Galo para cuidar de problemas pessoais, retornou nas quartas de final no lugar de Antonio “Turco” Mohamed e cai nos pênaltis contra o Palmeiras.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…