Galo lamenta gol perdido contra o Sport: tropeço no Mineirão. Foto: Bruno Cantini/Atlético
Quer saber como parar o Atlético-MG? Pergunta a três dos quatro clubes nordestinos da Série A. Sport, Fortaleza e Bahia tiraram juntos oito pontos do Galo no primeiro turno deste Brasileirão. O time de Jorge Sampaoli só derrotou o Ceará. Ganhou apenas quatro dos 12 pontos possíveis contra adversários daquela região, ou seja, um terço. Enquanto isso, o Flamengo conquistou 9 e o Internacional, 7. Faz diferença.
O técnico argentino reclama de Jair Ventura. Acusa o treinador do Sport de ter montado retranca no Mineirão com nove jogadores no sistema defensivo. Não é possível que ele ainda desconheça o estilo do treinador do time pernambucano. Ele raramente é ousado. Dificilmente será diferente do que ele viu. Cada um usa as armas que tem. A missão de Ventura é manter o Leão da Ilha na elite. O pontinho contra o Galo é precioso para que ele realize o desejo da torcida rubro-negra.
É muita pretensão de Sampaoli achar que todos enfrentarão o Galo propondo um jogo aberto, ou seja, na zona de conforto do treinador gringo. Gostemos ou não, a retranca também é uma ferramenta tática. Exaltado no Brasil, o estudioso Sampaoli tem de aprender a lidar com ferrolhos. Ensinar o Atlético-MG a implodir muralhas. Faz parte do repertório dos gênios. Ao menos deveria.
Noto um dos males do século neste Atlético: ansiedade. O time cria muitas oportunidades. Foram 26 finalizações (nove no gol). O time teve 76% de posse de bola. A domínio não se traduziu em gol justamente por causa da ansiedade para fazer o primeiro gol, de ser avassalador desde o início, de golear, dar satisfação aos críticos. Quando o Galo não consegue se impor desde o início da partida, os jogadores aparentam sentir a pressão e os adversários crescem. Fortaleza e Bahia, por exemplo, exploraram a ansiedade do Galo e venceram jogando no limite. O Sport arrancou empate.
Alguns duelos exigirão paciência de Jó para superar retrancas e muita frieza nas finalizações. Tem faltado capricho nos arremates do Galo. O time não vence há três jogos: empate com o Fluminense (1 x 1), derrota para o Bahia (3 x 1) e empate com o Sport (0 x 0). Curiosamente, o Galo fez apenas dois gols. Os pés não estão calibrados.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…