Quer saber como parar o Atlético-MG? Pergunta a três dos quatro clubes nordestinos da Série A. Sport, Fortaleza e Bahia tiraram juntos oito pontos do Galo no primeiro turno deste Brasileirão. O time de Jorge Sampaoli só derrotou o Ceará. Ganhou apenas quatro dos 12 pontos possíveis contra adversários daquela região, ou seja, um terço. Enquanto isso, o Flamengo conquistou 9 e o Internacional, 7. Faz diferença.
O técnico argentino reclama de Jair Ventura. Acusa o treinador do Sport de ter montado retranca no Mineirão com nove jogadores no sistema defensivo. Não é possível que ele ainda desconheça o estilo do treinador do time pernambucano. Ele raramente é ousado. Dificilmente será diferente do que ele viu. Cada um usa as armas que tem. A missão de Ventura é manter o Leão da Ilha na elite. O pontinho contra o Galo é precioso para que ele realize o desejo da torcida rubro-negra.
É muita pretensão de Sampaoli achar que todos enfrentarão o Galo propondo um jogo aberto, ou seja, na zona de conforto do treinador gringo. Gostemos ou não, a retranca também é uma ferramenta tática. Exaltado no Brasil, o estudioso Sampaoli tem de aprender a lidar com ferrolhos. Ensinar o Atlético-MG a implodir muralhas. Faz parte do repertório dos gênios. Ao menos deveria.
Noto um dos males do século neste Atlético: ansiedade. O time cria muitas oportunidades. Foram 26 finalizações (nove no gol). O time teve 76% de posse de bola. A domínio não se traduziu em gol justamente por causa da ansiedade para fazer o primeiro gol, de ser avassalador desde o início, de golear, dar satisfação aos críticos. Quando o Galo não consegue se impor desde o início da partida, os jogadores aparentam sentir a pressão e os adversários crescem. Fortaleza e Bahia, por exemplo, exploraram a ansiedade do Galo e venceram jogando no limite. O Sport arrancou empate.
Alguns duelos exigirão paciência de Jó para superar retrancas e muita frieza nas finalizações. Tem faltado capricho nos arremates do Galo. O time não vence há três jogos: empate com o Fluminense (1 x 1), derrota para o Bahia (3 x 1) e empate com o Sport (0 x 0). Curiosamente, o Galo fez apenas dois gols. Os pés não estão calibrados.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…
No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…
A melhor notícia do empate do Brasil por 1 x 1 com a Venezuela é…