Ninguém tem bola de cristal para prever se o Gama conquistará Série D, terminará a competição entre os quatro promovidos à terceira divisão ou ficará pelo caminho, mas a arrancada do atual bicampeão do Distrito Federal no torneio impressiona. O clube tem uma pilha de boletos de salário a pagar, mas ostenta 100% de aproveitamento no Grupo A-6. Depois de vencer Atlético-BA, Brasiliense e Villa Nova, o alviverde goleou a Caldense por 5 x 0 neste sábado e chegou aos 12 pontos. O Caxias-RS pode igualar o início do time candango se derrotar o São Luiz neste domingo, às 15h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS).
Para você ter uma noção do feito do Gama, apenas dois dos 11 campeões da Série D venceram seus quatro jogos iniciais na história da competição: o Sampaio Corrêa na edição de 2012 e o Brusque na versão do ano passado. Os times maranhense e catarinense ostentavam exatamente 100% de aproveitamento após quatro rodadas da competição.
A era Vilson Taddei impressiona pela regularidade, um dos quesitos essenciais para quem sonha com a promoção à Série C. São 39 jogos sob o comando do treinador e apenas uma derrota – aquela para o Brasiliense na partida de ida da decisão do Candangão deste ano. Cinco duelos foram contra adversários de fora do Distrito Federal: empate por 3 x 3 com o Brasil-RS na Copa do Brasil e os quatro triunfos na disputa da Série D do Brasileirão.
Dois times foram campeões invictos da quarta divisão do Brasileirão: Sampaio Corrêa (2012) e Volta Redonda (2016)
Além da liderança do técnico, há figuras imprescindíveis no sucesso. Que fase do goleiro Rodrigo Calaça, hein! Sofreu apenas um gol nos últimos cinco jogos, ou seja, da partida de volta contra o Brasiliense na decisão do Candangão ao triunfo sobre a Caldense. Um dos segredos do sucesso é o experiente zagueiro Emerson, autor do quinto gol neste sábado. Por sinal, dos cinco gols, três foram marcados de cabeça, um dos pontos fortes do Gama.
A temporada do Gama tem outros protagonistas. Vitor Xavier abriu o placar contra a Caldense. É o artilheiro do time na Série D, um dos vices na artilharia da competição. O centroavante Nunes, um dos líderes do time, também deixou o dele. Wallace é outra figura importantíssima.
Aparentemente, apenas dois adversários internos podem impedir o Gama de avançar ao mata-mata da Série D: um possível salto alto nas próximas 11 rodadas e o impasse dos salários atrasados. O elenco tem feito seu papel. Apesar da crise financeira, conseguiu virada heroica contra o Brasiliense na final do Candangão e tem 100% de aproveitamento na Série D.
MEMÓRIA DO BLOG
Os quatro primeiros jogos dos campeões da fase de grupos da Série D
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…