1. O apocalipse segundo Renato Gaúcho
“Pai” Renato Gaúcho avisou que o Corinthians despencaria. Mas nem “Pai” Renato Gaúcho acreditou na visão. Aqui estamos na 30ª rodada e a vantagem do líder caiu para seis pontos após a vitória do Botafogo por 2 x 1 nesta segunda-feira. Agora, temos um campeonato. Não canso de repetir. Que trabalho do Jair Ventura neste ano. O cara perdeu Montillo, Camilo, Airton, Roger, Sassá e o time continua competitivo. Vai ser difícil segurar o técnico em 2018. Aquele Botafogo eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores é resiliente. Lidera o segundo turno com 22 pontos, um à frente do Palmeiras. O Corinthians está na zona de rebaixamento. A vantagem de 15 pontos em relação ao arquirrival era de 15 na virada do turno. Caiu para seis.
2. Nem Freud explica
Ah, o futebol! Palmeiras e Santos estão a seis pontos do Corinthians. Se brincar, quem gosta desse esporte vai passar o Natal e o Réveillon tentando entender como um time comandando por um técnico interino ou outro que demitiu o técnico e no mesmo dia cancelou a demissão a pedido do elenco pode ter conquistado o Campeonato Brasileiro. Tem coisas que só acontecem no Botafogo e na nossa Série A.
3. No limite da responsabilidade
Numa boa, para mim, o Cruzeiro disputou no domingo seu último jogo sério no ano. Clássico contra o Atlético-MG é como final de Copa do Mundo. Daqui em diante, vejo o time de Mano Menezes em ritmo de férias, antecipando a disputa da temporada de 2018. Enquanto isso, o Galo pegou corda na briga por uma vaga na competição sul-americana. Imagina se o time de Oswaldo de Oliveira entra no G-7 e consegue a vaga graças ao… Cruzeiro!
4. No limite da irresponsabilidade
O Flamengo é aquele filhinho de papai que teve o melhor material da turma para ser o aluno nota 10, mas é acomodado e acha que, na hora H, o dinheiro da família resolve se estiver em dificuldade para passar de ano. Está empurrando o ano letivo com a barriga achando que tudo vai ser resolver na sonhada prova de recuperação de 13 de dezembro — data da final da Copa Sul-Americana. Porém, a verdade é a seguinte: o Flamengo corre o risco de ser reprovado antes em tudo. A começar pelo clássico desta quarta-feira contra o Fluminense, sem Berrío e provavelmente Guerrero. No sábado, sairá do G-7 em caso de derrota para o Vasco. Uma hora a conta dos vexames chegaria ao Ninho do Urubu com juros e correção monetária.
5. A cara do Zé Ricardo
O Vasco de Zé Ricardo é cada vez mais parecido com o Flamengo de Zé Ricardo. É impressionante a incompetência cruz-maltina para matar jogos fáceis. Foi assim contra a Chapecoense. Foi assim diante do Sport, na Ilha do Retiro. Foi assim contra o Coritiba no último sábado. Vejamos qual será o comportamento do Vasco no Clássicos do Milhões de sábado no Maracanã. Aliás, que duelo! Com a suspensão de Cuéllar, Márcio Araújo tem tudo para ser titular contra Zé Ricardo, que tanto o blindou na passagem pelo Flamengo.
6. Nem aí para currículo
O rebaixamento ameaça desrespeitar currículos vitoriosos nesta Série A. Dois técnicos campeões mundiais estão ameaçados de cair para a segunda divisão: Paulo César Carpegiani (Bahia) e Abel Braga (Fluminense). Pentacampeão brasileiro e vencedor da Copa América em 1999, Vanderlei Luxemburgo está no fio da navalha à frente do Sport. Bicampeão nacional em 2014 e 2015, Marcelo Oliveira segura a vice-lanterna do Brasileirão.
7. Campeão de tudo (e mais um pouco)
Na era dourada do Internacional, a torcida adorava bater no peito e gritar “campeão de tudo”. Campeão de tudo e mais um pouco. O Internacional tem cinco pontos de vantagem sobre o América-MG na Série B. É questão de tempo para a conquista do título da segunda divisão. Do colorado para baixo, a briga será até dezembro entre América-MG, Ceará, Paraná e Vila Nova. Lá atrás, Santa Cruz e Náutico estão de mãos dadas a caminho da C.
8. Só faltam dois campeões
O Operário-PR conquistou a Série D. O CSA-AL faturou a Série C. Restam dois títulos em jogo no Campeonato Brasileiro. A Série B está nas mãos do Internacional. A Série A, no colo do Corinthians. Ao menos até a noite desta segunda-feira… O Cruzeiro levou a Copa do Brasil.
9. Deus salve os meninos do Brasil
Sensacional a virada dos meninos do Brasil sobre a Alemanha no domingo, nas quartas de final do Mundial Sub-17 disputado na Índia. Que golaço do garoto de Samambaia Weverson, cuja história você conheceu em uma matéria do nosso repórter Marcelo Cardoso publicada recentemente no Correio Braziliense. A Inglaterra é um adversário perigoso nas semifinais. O país vive uma grande fase em todas as suas categorias. A seleção principal passou fácil pelas Eliminatórias. A Sub-20 conquistou o Mundial neste ano. O país também faturou o Torneio de Toulon. Portanto, alguma coisa acontece de bom na terra da rainha…
10. Caravana rumo ao Buriti
O blog apurou que o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal e os 12 clubes que disputarão o Campeonato Candango em 2018 conseguiram agendar para amanhã um encontro com o governador Rodrigo Rollemberg. A intenção é apresentar ao chefe do executivo local os perrengues do futebol do DF. Além de entrar no gabinete com o pires nas mãos, os presidentes pedirão socorro para a liberação dos estádios. Se o Candangão começasse hoje, apenas o Mané Garrincha teria laudos para receber partidas do torneio.
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…