Entrevista: Luxemburgo fala sobre Sergio Ramos, lançado por ele na Champions League. Zagueiro do Real Madrid completa hoje 100 jogos no torneio

Compartilhe

Era 13 de setembro de 2005. Estádio Gerland, na França. Primeira rodada do Grupo F da Liga dos Campeões da Europa. Duelo com o Lyon, dos brasileiros Cláudio Caçapa e Juninho Pernambucano. Aos 19 anos e 6 meses, Sergio Ramos disputava sua primeira partida pela competição de clubes mais badala do planeta. Quem era o técnico dele no Real Madrid? Vanderlei Luxemburgo (leia entrevista na sequência do post). Doze anos depois, a aposta do professor na temporada em que Sergio Ramos foi contratado por 27 milhões de euros completará, nesta terça-feira, contra o Bayern de Munique, no Santiago Bernabéu, 100 partidas na história da competição continental.

Vanderlei Luxemburgo apostou em Sergio Ramos na zaga. O time naquele dia foi: Casillas; Salgado, Sergio Ramos, Helguera e Roberto Carlos; Garcia, Gravesen (Guti) e Beckham; Julio Baptista; Robinho e Raúl. O resultado foi traumático. O Real Madrid foi goleado por 3 x 0, gols de Carew, Juninho Pernambucano e Reveillere. Sergio Ramos vestia a camisa 4, o mesmo número que usará diante de uma das suas maiores vítimas no torneio — justamente o Bayern de Munique.

Sergio Ramos tem 99 partidas em 12 temporadas na história da Champions League. São 58 vitórias, 20 empates e 21 derrotas. Dos 10 gols na competição, dois foram no Bayern de Munique e dois no Atlético de Madri, suas principais vítimas no torneio. Além das bolas na rede, sete passes para gol, um gol contra, três cartões vermelhos, 30 amarelos e o papel de protagonista nos últimos dois títulos europeus do Real Madrid nas temporadas de 2013/2014 e de 2015/2016.

Sergio Ramos entra no grupo dos jogadores centenários na história da Champions League

Sergio Ramos entra nesta terça-feira na lista de três grupos seletos. É o 30º a atingir a marca na história do torneio. Apenas o terceiro a chegar aos 100 jogos vestindo apenas a camisa do Real Madrid. Além de Sergio Ramos só Casillas (152), Raúl (132) e Roberto Carlos (109) atingiram o feito. Para completar, Sergio Ramos será o sétimo jogador espanhol a chegar a 100 partidas na competição. Antes dele, Casillas (164), Xavi (151), Raúl (142), Iniesta (121), Xabi Alonso (118) e Puyol (115).

Auxiliar de Vanderlei Luxemburgo no Real Madrid na temporada de 2005/2006, Paulo Campos conta que uma característica de Sergio Ramos que conquistou Luxemburgo foi a dedicação ao trabalho. Enquanto os companheiros deixavam o treino rapidamente, o zagueiro ficava em campo aprimorando, entre outros detalhes, as finalizações. Sergio Ramos, que acabara de chegar do Sevilla, queria aprender com Casillas, Ronaldo e Beckham.  A hora extra se repetia até três vezes por semana.

Curiosamente, Sergio Ramos não balançou a rede na gestão de Vanderlei Luxemburgo. O primeiro gol saiu em 6 de dezembro de 2005, dois dias depois da demissão do treinador brasileiro. Sergio Ramos fez o gol do Real Madrid na derrota por 2 x 1 para o Olympiacos. O técnico do Real Madrid já era Juan López Caro.

UM BATE-PAPO COM VANDERLEI LUXEMBURGO

Sergio Ramos completa hoje contra o Bayern 100 jogos na Champions League. Você foi o primeiro que o escalou no torneio. Quais são as lembranças do tempo em que trabalhou com ele?
Contratei ele muito jovem. Ele era uma das promessas da Espanha na época. Era o que mais prometia. Ele estava no Sevilla. Veio junto com o Júlio Baptista. E ele mesmo provou que eu estava certo em apostar na contratação (custou 27 milhões de euros).

Você quis muito a contratação dele na janela de transferências de 2005. Quais eram as suas referências do Sergio Ramos?
Eu vi alguns jogos dele e gostei. Eu queria um zagueiro na época. É um jogador muito versátil até hoje. E jogava como lateral também. Já tinha muita personalidade aos 19 anos.

Por que Sergio Ramos é um zagueiro-artilheiro e tem tanta facilidade para fazer gol, principalmente de cabeça? Notou essa facilidade quando trabalhou com ele?
Quanto a fazer muitos gols, é questão de posicionamento, o que faz muito bem. Sabe se antecipar nas jogadas. E isso é dele, é nato.

Sergio Ramos é hoje o melhor zagueiro do mundo?
Está entre os melhores zagueiros. Ele tem muito do Cannavaro: estatura, liderança…

CENTENÁRIOS

Jogadores com 100 ou mais jogos na história da Champions League

  1. Casillas (164)
  2. Xavi (151)
  3. Raúl (142)
  4. Giggs (141)
  5. Cristiano Ronaldo (136)
  6. Paolo Maldini (128)
  7. Seedorf (125)
  8. Scholes (124)
  9. Iniesta (123)
  10. Roberto Carlos (120)

Também atingiram a marca: Puyol, Henry, Petr Cech, Xabi Alonso, Gary Neville, Terry, Ashley Cole, Pirlo, Beckham, Valdés, Lampard, Messi, Ibrahimovic, Figo, Kahn, Evra, Lahm, Shevchenko e Buffon.

Jogadores com 100 ou mais jogos pelo Real Madrid na história da Champions League

  1. Casillas (152 jogos)
  2. Raúl (132)
  3. Roberto Carlos (109)
  4. Sergio Ramos (99+1 hoje)

Jogadores espanhóis com 100 ou mais pelo Real Madrid na história da Champions League

  1. Casillas (164 jogos)
  2. Xavi (151)
  3. Raúl (142)
  4. Iniesta (121)
  5. Xabi Alonso (118)
  6. Puyol (115)
  7. Sergio Ramos (99+1 hoje)

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima
Tags: 100 jogos Artilheiro Champions League Europa Liga dos Campeões Sergio Ramos

Posts recentes

  • Esporte

Racing explora vícios defensivos de Diniz e mina o Cruzeiro na final

Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…

3 horas atrás
  • Esporte

Do Mundial Sub-17 à final da Sula: Cruzeiro restaura Veron e Kaio Jorge

Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…

15 horas atrás
  • Esporte

Roger Machado criou um lateral-direito e a Seleção precisa testá-lo

Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…

21 horas atrás
  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

1 dia atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

2 dias atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

3 dias atrás