Suarez+Chiellini Chiellini, da Juventus, e Suárez, do Barcelona, na polêmica da Copa. Fotos: YASUYOSHI CHIBA e DANIEL GARCIA / AFP

Três anos depois da mordida, Chiellini e Suárez podem duelar pela primeira vez nesta terça-feira

Publicado em Esporte

Era para ter sido em 6 de junho de 2015, no Estádio Olímpico, em Berlim, mas Chiellini estava contundido. Não disputou a final da temporada de 2014/2015 da Champions League. Três anos depois da mordida no zagueiro italiano, na fase de grupos da Copa do Mundo de 2014, na Arena das Dunas, em Natal, Luis Suárez pode reencontrar Chiellini dentro das quartas linhas no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, na Arena Juventus. Sem Chiellini em campo na decisão continetal de 2015, vencida pela trupe azul-grená por 3 x 1, Suárez fez o segundo gol do time catalão. A retaguarda formada na época por Buffon, Lichtsteiner, Barzagli, Bonucci e Evra — vítima de insultos racistas de Suárez nos tempos de Campeonato Inglês — não conseguiu segurar o Pistoleiro.

Luis Suárez é nome certo na prancheta do técnico Luis Enrique, do Barcelona. Chiellini também na formação de Massimiliano Allegri. Eles não se encontraram mais depois daquele 24 de junho, em Natal. Por causa da mordida na vitória celeste por 1 x 0, o uruguaio foi suspenso pela Fifa por nove jogos. Impedido até de entrar em um estádio de futebol. Pagou multa de US$ 112 mil e viu, de casa, a seleção ser eliminada pela Colômbia nas oitavas de final.

Revoltado com a punição da Fifa, Luis Suárez desabafou na época. “Tive um tratamento pior do que o dado a um barra brava (torcedor violento). Fui expulso da Copa do Mundo e proibido de pisar em um estádio de futebol”, contra-atacou o jogador. Vítima do Pistoleiro, até Chiellini considerou o castigo exagerado. “A medida imposta é excessiva”, argumentou Chiellini.

Depois da polêmica em Natal, Chiellini e Suárez não voltaram a duelar em campo. Trocaram mensagens de desculpa, mas hoje o encontro é cara a cara. Na caldeirão da Juventus. Barzagli e Chiellini são os responsáveis por parar o trio MSN formado por Messi, Suárez e Neymar. Sem Chiellini na defesa, a Juventus perdeu a final da Champions de 2014/2015 por 3 x 1 em Berlim. Com xerife nas quatro linhas, a Velha Senhora espera dar o primeiro passo rumo à semifinal.

 

1 de 3: Chiellini x Suárez em 2017

11/04/2017 – Juventus x Barcelona (Champions League)

19/04/2017 – Barcelona x Juventus (Champions League)

07/06/2017 – Itália x Uruguai (Amistoso)

 

Se Suárez e Chiellini não forem expulsos, suspensos ou sofrerem alguma contusão, podem se encontrar até três vezes neste ano. Em 19 de abril, no Camp Nou, no duelo de volta das quartas de final da Champions League. Em maio, num amistoso entre Uruguai e Itália, agendado para ser disputado em 7 de junho, na França.

Aos 32 anos, Chiellini tem três gols em 25 jogos na temporada de 2016/2017. Balançou a rede duas vezes no Campeonato Italiano e uma na Copa Itália.  O desempenho de Luis Suárez, ao menos com a camisa da Juventus, é de candidato a melhor do mundo no fim do ano. O uruguaio coleciona 32 gols em 43 partidas: 24 no Campeonato Espanhol, 4 na Copa do Rei da Espanha, 3 na Liga dos Campeões e 1 na Supercopa da Espanha.