Gatito Fernández quase igualou recorde de Higuita na Copa Libertadores da América

Compartilhe

Herói da classificação do Botafogo na última quarta-feira, no Defensores del Chaco, em Assunção, o paraguaio Gatito Fernández esteve a uma defesa de entrar para o grupo dos goleiros que mais pegaram cobranças em um único jogo da Copa Libertadores da América. Foi por pouco…

Gatito Fernández defendeu três das quatro cobranças na vitória por 3 x 1 sobre o Olimpia, no Paraguai. Igualou o feito, por exemplo, de Flores (Peñarol), Marcos (Palmeiras), Fábio Costa (Santos), Cevallos (Lida Deportiva Universitaria), Orión (Boca Juniors)… Mas há quem já pegou quatro cobranças.

Comecemos pela final da Libertadores de 1989. Lembram do folclórico goleiro Higuita? O colombiano pegou quatro cobranças — a primeira, a sexta, a sétima e a oitava — na decisão contra o Olimpia, no Estádio El Campín, em Bogotá. Mais do que isso: garantiu o primeiro dos dois títulos do Atlético Nacional na história da competição (ver vídeo abaixo).

Em 1998, o carrasco do Olimpia foi o goleiro José Pablo Burtovoy, do Colón. O argentino calou o Defensores del Chaco ao defender quatro cobranças e classificou o clube para as quartas de final. Na fase seguinte, o time de Burtovoy foi eliminado pelo River Plate.

Em 2001, outro argentino, Laureano Tombolini, do Rosario Central, defendeu quatro cobranças na decisão por pênaltis. O goleiro do time comandado à época por Edgardo Bauza, atual comandante da Argentina, desbancou o América de Cali, da Colômbia. Das quatro defesas de Tombolini no triunfo por 4 x 3, três foram consecutivas em uma noite história no Estádio Pascoal Guerrero, em Cali.

Na Copa Sul-Americana, há o caso recente de Danilo. Vítima do acidente aéreo da Chapecoense em 29 de novembro, o goleiro da Chapecoense defendeu quatro cobranças na Arena Condá, nas quartas de final da Copa Sul-Americana, eliminou o Independiente, da Argentina e classificou o Verdão do Oeste para as semifinais. Também pela Sul-Americana, mas em 2014, o peruano Salomón Libman, da Universidad César Vallejo, pegou quatro cobranças contra o Bahia, pelas quartas de final.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

9 horas atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

2 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

4 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

5 dias atrás
  • Esporte

Palmeiras domina a arte de negociar joias com times de ponta da Europa

A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…

6 dias atrás