Gatito Fernández quase igualou recorde de Higuita na Copa Libertadores da América

Compartilhe

Herói da classificação do Botafogo na última quarta-feira, no Defensores del Chaco, em Assunção, o paraguaio Gatito Fernández esteve a uma defesa de entrar para o grupo dos goleiros que mais pegaram cobranças em um único jogo da Copa Libertadores da América. Foi por pouco…

Gatito Fernández defendeu três das quatro cobranças na vitória por 3 x 1 sobre o Olimpia, no Paraguai. Igualou o feito, por exemplo, de Flores (Peñarol), Marcos (Palmeiras), Fábio Costa (Santos), Cevallos (Lida Deportiva Universitaria), Orión (Boca Juniors)… Mas há quem já pegou quatro cobranças.

Comecemos pela final da Libertadores de 1989. Lembram do folclórico goleiro Higuita? O colombiano pegou quatro cobranças — a primeira, a sexta, a sétima e a oitava — na decisão contra o Olimpia, no Estádio El Campín, em Bogotá. Mais do que isso: garantiu o primeiro dos dois títulos do Atlético Nacional na história da competição (ver vídeo abaixo).

Em 1998, o carrasco do Olimpia foi o goleiro José Pablo Burtovoy, do Colón. O argentino calou o Defensores del Chaco ao defender quatro cobranças e classificou o clube para as quartas de final. Na fase seguinte, o time de Burtovoy foi eliminado pelo River Plate.

Em 2001, outro argentino, Laureano Tombolini, do Rosario Central, defendeu quatro cobranças na decisão por pênaltis. O goleiro do time comandado à época por Edgardo Bauza, atual comandante da Argentina, desbancou o América de Cali, da Colômbia. Das quatro defesas de Tombolini no triunfo por 4 x 3, três foram consecutivas em uma noite história no Estádio Pascoal Guerrero, em Cali.

Na Copa Sul-Americana, há o caso recente de Danilo. Vítima do acidente aéreo da Chapecoense em 29 de novembro, o goleiro da Chapecoense defendeu quatro cobranças na Arena Condá, nas quartas de final da Copa Sul-Americana, eliminou o Independiente, da Argentina e classificou o Verdão do Oeste para as semifinais. Também pela Sul-Americana, mas em 2014, o peruano Salomón Libman, da Universidad César Vallejo, pegou quatro cobranças contra o Bahia, pelas quartas de final.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

19 horas atrás
  • Esporte

Inter de Dorival inspirou o Corinthians de Dorival a vencer o Cruzeiro

Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…

1 dia atrás
  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

2 dias atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

2 dias atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

3 dias atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

4 dias atrás