Gatito Fernández quase igualou recorde de Higuita na Copa Libertadores da América

Compartilhe

Herói da classificação do Botafogo na última quarta-feira, no Defensores del Chaco, em Assunção, o paraguaio Gatito Fernández esteve a uma defesa de entrar para o grupo dos goleiros que mais pegaram cobranças em um único jogo da Copa Libertadores da América. Foi por pouco…

Gatito Fernández defendeu três das quatro cobranças na vitória por 3 x 1 sobre o Olimpia, no Paraguai. Igualou o feito, por exemplo, de Flores (Peñarol), Marcos (Palmeiras), Fábio Costa (Santos), Cevallos (Lida Deportiva Universitaria), Orión (Boca Juniors)… Mas há quem já pegou quatro cobranças.

Comecemos pela final da Libertadores de 1989. Lembram do folclórico goleiro Higuita? O colombiano pegou quatro cobranças — a primeira, a sexta, a sétima e a oitava — na decisão contra o Olimpia, no Estádio El Campín, em Bogotá. Mais do que isso: garantiu o primeiro dos dois títulos do Atlético Nacional na história da competição (ver vídeo abaixo).

Em 1998, o carrasco do Olimpia foi o goleiro José Pablo Burtovoy, do Colón. O argentino calou o Defensores del Chaco ao defender quatro cobranças e classificou o clube para as quartas de final. Na fase seguinte, o time de Burtovoy foi eliminado pelo River Plate.

Em 2001, outro argentino, Laureano Tombolini, do Rosario Central, defendeu quatro cobranças na decisão por pênaltis. O goleiro do time comandado à época por Edgardo Bauza, atual comandante da Argentina, desbancou o América de Cali, da Colômbia. Das quatro defesas de Tombolini no triunfo por 4 x 3, três foram consecutivas em uma noite história no Estádio Pascoal Guerrero, em Cali.

Na Copa Sul-Americana, há o caso recente de Danilo. Vítima do acidente aéreo da Chapecoense em 29 de novembro, o goleiro da Chapecoense defendeu quatro cobranças na Arena Condá, nas quartas de final da Copa Sul-Americana, eliminou o Independiente, da Argentina e classificou o Verdão do Oeste para as semifinais. Também pela Sul-Americana, mas em 2014, o peruano Salomón Libman, da Universidad César Vallejo, pegou quatro cobranças contra o Bahia, pelas quartas de final.

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

12 horas atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

2 dias atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

4 dias atrás
  • Esporte

Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…

5 dias atrás
  • Esporte

Candangão 2025 terá “boom” de sociedades anônimas do futebol na elite

O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…

6 dias atrás
  • Esporte

Pacote do GDF prevê R$ 2,3 milhões para obras no gramado de 4 estádios

No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…

1 semana atrás