Como Dunga domou Messi e jamais sofreu gol do craque à frente da Seleção

Compartilhe

Tite tem o desafio de repetir nesta quinta-feira, contra a Argentina, no Mineirão, em Belo Horizonte, um feito e tanto do antecessor. Nas duas eras Dunga (2006 a 2010 e 2014 a 2015), o Brasil simplesmente não sofreu gol de Messi. Eleito cinco vezes melhor do mundo, o craque encarou seis vezes as defesas arquitetadas pelo capitão do tetra e não conseguiu ir à rede. Messi fez quatro gols na Seleção. Todos na gestão de Mano Menezes, de 2010 a 2012.

Em 2014, conversei com Dunga a respeito disso em uma entrevista aqui em Brasília, publicada no Correio Braziliense em 11 de outubro daquele ano. Questionei qual era o segredo da invencibilidade dele diante de Messi. Dunga começou a resposta com uma pergunta. “Onde o Messi é perigoso? Dentro da área. Então, nós temos de reduzir o espaço dele dentro da área”, argumentou.

Em seguida, o técnico explicou sua estratégia para anular Messi. “Marcando e não deixando a bola chegar limpa a ele. Quanto mais perto o nosso jogador estiver dele, melhor. O sincronismo de jogo é mais importante do que o sistema tático. Nós precisamos preencher o espaço, atuar de forma agrupada para detê-lo”, ressaltou Dunga durante a nossa conversa antes do Superclássico das Américas de 2014, em Pequim.  O Brasil venceu por 2 x 0, gols de Diego Tardelli.

Dunga enfrentou a Argentina pela primeira vez como técnico, com Messi em campo, em 3 de setembro de 2006. O Brasil venceu a Argentina por 3 x 0 no Emirates Stadium, em Londres. Na final da Copa América de 2007, na Venezuela, nova goleada pelo mesmo placar.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Dunga apanhou por 3 x 0 da Argentina nas semifinais, mas não sofreu gol de Messi. Agüero (2) e Riquelme foram os carrascos na eliminação verde-amarela.

Nas Eliminatórias para a Copa de 2010, Messi saiu do Mineirão aplaudido pela torcida, mas foi incapaz de impedir o 0 x 0. Na volta, jogou em casa. O técnico Diego Armando Maradona pediu para mandar a partida em Rosário, terra natal de Messi, e o Brasil venceu por 3 x 1. Dátolo marcou para a Argentina.

Na segunda passagem pela Seleção, Dunga esteve muito próximo de sofrer pela primeira vez um gol de Messi. Foi salvo por Jéfferson. O goleiro defendeu a cobrança de pênalti que abriria o placar para a Argentina. O Brasil cresceu e venceu por 2 x 0.

Será que o Tite sabe disso e deu uma ligadinha para conversar com Dunga?

Dunga: 6 jogos contra Messi nas duas passagens pela Seleção e nenhum gol sofrido

03/09/2006 – Brasil 3 x 0 Argentina (Amistoso)
15/07/2007 – Brasil 3 x 0 Argentina (Copa América)
18/06/2008 – Brasil 0 x 0 Argentina (Eliminatórias)
19/08/2008 – Brasil 0 x 3 Argentina (Pequim-2008)*
05/09/2009 – Argentina 1 x 3 Brasil (Eliminatórias)**
11/10/2014 – Brasil 2 x 0 Argentina (Superclássico das Américas)

*Os gols da Argentina foram de Agüero (2) e de Riquelme
*O gol da Argentina foi de Dátolo

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Carlo Ancelotti será o sétimo técnico do Brasil em duas Copas do Mundo

A iminente renovação do contrato da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com Carlo Ancelotti até…

23 horas atrás
  • Esporte

Quinze dos 20 times da Série A do Brasileirão já perderam no novo calendário

Dos 20 clubes do Brasileirão, 15 perderam pelo menos um jogo em 2026. A temporada…

1 dia atrás
  • Esporte

Will Bank: como a liquidação do banco parceiro da CBF afeta a Série D

  Liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central nesta quarta-feira em ato do presidente Gabriel Muricca Galípolo,…

2 dias atrás
  • Esporte

Abel Ferreira é vítima do calendário que elogiou para agradar Leila e a CBF

  Três meses e meio depois de elogiar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo…

3 dias atrás
  • Esporte

Liga dos Campeões potencializa o que o Brasil tem de melhor hoje: pontas

  A Liga dos Campeões da Europa alcança a penúltima rodada da fase de grupos…

3 dias atrás
  • Esporte

Impeachment no São Paulo abala poder de Casares no Conselho Gestor da LiBRA

  A aprovação do impeachment do presidente Julio Casares na última sexta-feira pelo Conselho Deliberativo…

4 dias atrás