Robinho não fazia três gols no mesmo jogo desde 26/10/2008. Imagem: Divulgação/Atlético
Apesar do regulamento rebuscado, o Campeonato Carioca promete fortes emoções na segunda fase. A tabela da Taça Guanabara mostra que, apenas a sexta rodada do octogonal, não terá clássico. A sequência de dérbis começa no fim de semana com Fluminense x Botafogo. Como o blog publicou na manhã de domingo, os dois clubes pretendem mandar a partida no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Bom, quando digo que o regulamento do Estadual é complicado, veja o que vai acontecer com Botafogo e Vasco na próxima fase. O Glorioso teve a melhor campanha da primeira fase e o cruz-maltino a segunda. Mas na Taça Guanabara eles só vão sem mandantes em um dos três clássicos. O Flamengo é dono da casa contra Flu e Vasco. E o Flu, diante do Botafogo e do Vasco. No mais, a frase do técnico Levir Culpi foi sensacional no Estádio Los Larios ao explicar por que aceitou o desafio de comandar o Fluminense. “Por dinheiro”, riu.
Depois do polêmico não do Santos a uma proposta milionária da China por Ricardo Oliveira, o centroavante teve uma dupla satisfação no fim de semana no combate aos possíveis gritos de mercenário. Foi convocado para os jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 contra o Uruguai e o Paraguai. Além disso, decidiu o clássico contra o Corinthians na Vila Belmiro. Aos poucos, Dorival Júnior vai devolvendo ao Peixe aquele padrão do fim do ano passado. Enquanto isso, Tite cai na real. O Timão B não é sombra do que goleou o São Paulo por 6 x 1 no Brasileirão do ano passado. A impressão que eu tenho é que o time A do Corinthians está na China e na França; o B é o titular que foi poupado; e o C perdeu para o Santos. O Palmeiras renovou mais uma vez o oxigênio de Marcelo Oliveira na vitória sobre o Capivariano. E o São Paulo vive uma via dolorosa antecipada ao perder do São Bernardo.
Essa história de “pedala, Robinho” sempre prejudicou o futebol daquele que tinha tudo para ser um dos melhores jogadores do mundo. Ao ouvir o clamor popular pelos dribles, pelas jogadas de efeito que o consagraram na final do Campeonato Brasileiro de 2002 contra o Corinthians, no Morumbi, Robinho perdeu o foco no gol, no aprimoramento das finalizações, na gana por ser um artilheiro. Robinho Sempre foi criticado por ser um ótimo garçom e um péssimo finalizador. Pois bem. Robinho não marcava três gols em uma só partida desde a temporada de 2008/2009, quando ainda defendia o Manchester City no Campeonato Inglês. É tempo demais. Parabéns, Robinho, mas você voltou a fazer depois de oito anos — e contra o Tombense — o que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi fazem quase todo fim de semana.
Para o Grêmio perder por 30 dias sua maior contratação no ano. Comprado para a disputa da Copa Libertadores da América, ou seja, a competição que interessa, o atacante equatoriano Miller Bolaños levou uma cotovelada — na minha opinião proposital — do lateral-direito William e vai ter que passar por uma cirurgia na mandíbula. O técnico Roger Machado estava desapontado na entrevista coletiva após a partida. E com razão. Bolaños havia arrebentado em campo na partida contra a LDU. O treinador achou um jeito de o tricolor jogar e perdeu a peça-chave da engrenagem. Um prejuízo e tanto. No clássico válido por duas competições, melhor para o Inter. O colorado se classificou para as semifinais da Primeira Liga e o Grêmio depende de uma combinação de resultados para avançar como melhor segundo colocado geral. O Fluminense não pode vencer o Criciúma e o Figueirense não pode derrotar o Flamengo. O discurso no vestiário tricolor era praticamente de um time eliminado.
O Paysandu conquistou neste domingo a Taça Cidade de Belém, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Paraense. Consequentemente, confirmou presença na Taça Açaí, como foi batizada a decisão do Estadual. O Papão venceu o arquirrival, Remo, nos pênaltis, por 4 x 1, depois de um empate por 1 x 1 no tempo normal. Na minha opinião, o público e o comportamento de alguns jogadores não foram à altura do clássico. A partida de maior rivalidade da Região Norte levou 15.584 pagantes ao Mineirão (18.119 presentes). Quando a decisão por pênaltis acabou, os jogadores do Paysandu e do Remo deram início a uma pancadaria e tiveram de ser contidos pela Polícia Militar.
Náutico e Sport empataram por 1 x 1 na Arena Pernambuco no domingo, mas a imagem do clássico não foi nenhum dos gols. Se puder, veja depois o lance em que uma bola é chutada para a linha de lado e o técnico do Leão, Paulo Roberto Falcão, domina com uma categoria e acrobacia dignas de Ronaldinho Gaúcho à beira do campo. Simplesmente fantástico o lance mais bonito da partida na minha modesta opinião. E o cara era volante, hein…
Imponente a goleada do Coritiba sobre o líder isolado Paraná, no Couto Pereira. A bela exibição do meia Dudu deu sobrevida ao contestado técnico Gilson Kleina e deu uma freada na boa campanha da equipe de Claudinei Oliveira no Campeonato Paranaense. Depois de dar as contas do técnico Cristóvão Borges, o Atlético-PR empatou por 1 x 1 com o Londrina sob o comando de Bruno Pivetti. Há quem diga que a diretoria está louquinha para arrancar o técnico português Sergio Vieira da Ferroviária de Araraquara, sensação do Paulistão.
E não é que o Real Madrid goleou por 7 x 1 na rodada do fim de semana do Campeonato Espanhol. Cristiano Ronaldo fez quatro… Costumo dizer que o azar (ou sorte) do atacante português é ser um fora de série na mesma época de um extraterrestre chamado Lionel Messi. Talvez, se o argentino fosse de uma outra era, CR7 seria eleito o melhor do mundo ano após ano. Podem chamá-lo de vaidoso, metido a besta, mas o cara joga demais. E o melhor: volta e meia foge do discurso politicamente correto e diz o que realmente pensa. Mesmo que a maioria das coisas que ele fala sejam pra lá de polêmicas. Ainda sobre o Campeonato Espanhol, o uruguaio Luis Suárez é o melhor centroavante do mundo na atualidade. A força do uruguaio ao marcar um dos gols do Barcelona no fim de semana lembrou os bons tempos de Ronaldo, o Fenômeno, com a própria camisa do clube catalão em outros tempos. O Brasil que se cuide em 25 de março no duelo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.
Por falar no Real Madrid, o lateral-esquerdo Marcelo disse, em entrevista ao canal fechado de tevê Esporte Interativo, que não entendeu a sua ausência na convocação de Dunga para as partidas contra o Uruguai e o Paraguai pelas Eliminatórias. Na entrevista da semana passada, Dunga justificou que o departamento médico da Seleção foi informado pelo clube espanhol que Marcelo está lesionado. Marcelo dá outra versão: “Conversei com o doutor da Seleção quarta-feira e ele me perguntou como eu estava. Expliquei que estava voltando de lesão e que ia treinar com o grupo quinta-feira, dia da convocação, e treinei. Fiquei de avisar como ia me sentir no treino. E quando fui avisar, já tinha saído a convocação. Chateado eu fico porque quero ir pra Seleção toda hora”. Depois de Maicon, Thiago Silva e Jefferson, surge aparentemente mais um probleminha (ou problemão) de relacionamento.
A Polícia Militar está de parabéns. Garantiu a segurança na vitória do Brasiliense sobre o Gama no último sábado, no Estádio Abadião. O histórico de confronto das duas torcidas anunciava que o clássico era de risco, mas a PM deu conta do recado. No entanto, o presidente do Brasiliense, Luiz Estevão, quase colocou tudo a perder. No mínimo deselegante a atitude do cartola ao fazer gestos obscenos em direção aos torcedores do Gama. Ele tem todo o direito de tirar a camisa e festejar o triunfo com a torcida do Jacaré, mas faltou a noção de que os torcedores poderiam reagir invadindo o gramado e jogariam o bom trabalho da polícia por água abaixo no Abadião. Um gol contra. A maior decepção do Candangão é o Brasília. Derrotado pelo Ceilândia no Mané Garrincha, o time que mais investiu em contratações está fora da zona de classificação para as quartas de final. O badalado técnico Julinho Camargo ainda não venceu à frente do Brasília. A nota triste do fim de semana é a quantidade de expulsões na sexta rodada: nove em seis partidas. Quatro no clássico entre Brasiliense e Gama; duas no duelo entre Brasília e Ceilândia; uma em Taguatinga x Sobradinho; e uma na vitória do Luziânia sobre o Planaltina-GO.
6ª rodada
Santa Maria 0 x 0 Formosa
Luziânia 2 x Planaltina-GO
Brasiliense 1 x 0 Gama
Cruzeiro 1 x 2 Paracatu
Atlético Taguatinga 0 x 0 Sobradinho
Brasília 1 x 2 Ceilândia
Classificação
==================================
==================================
Artilheiro: Rafael Grampola (Gama), 5 gols
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…