Não cubro o Corinthians. Portanto, não vi nenhum treinamento do hexacampeão brasileiro, mas a impressão que eu tenho depois da goleada por 6 x 1 sobre o São Paulo é que o Corinthians do Tite joga muito porque até o time reserva é bem treinado. Consequentemente, a equipe principal fica mais forte. Por outro lado, é assustadora a indiferença do elenco tricolor diante de resultados absurdos como o 6 x 1 deste domingo. A cara de paisagem dos jogadores é assustadora. É preciso fazer uma faxina daquelas que não deixam um grão de terra no chão para que o novo treinador comece a reformular a equipe. Do contrário, herdará um grupo sem alma. Apesar de todo o rebuliço na temporada, o São Paulo ainda tem chance de Libertadores.
Atlético-MG e Grêmio devem protagonizar uma decisão do vice-campeonato na reta final depois dos tropeços no fim de semana. Em meio ao burburinho de que Muricy Ramalho será o sucessor de Levir Culpi, o Galo tirou o pé do acelerador no empate por 2 x 2 com o Goiás. Perdeu a chance de rebaixar o alviverde e se consolidar no segundo lugar. Para sorte alvinegra, o Grêmio também vacilou na derrota para o Internacional no clássico do Beira-Rio. À distância, parece que a era Levir Culpi chegou ao fim no Atlético. Eu também acho que já deu. O treinador fez um excelente trabalho. Do outro lado, as negociações para a renovação do contrato de Roger Machado dão pinta de que desviaram o foco de dentro do gramado. O tricolor oscilou demais na reta final da competição.
É inacreditável o descaso de Santos e Palmeiras com a possibilidade de conquistar a vaga para a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Ambos preferem escalar jogadores titulares nas últimas rodadas para apostarem as fichas na final da Copa do Brasil. Acho um erro. Se a final do mata-mata nacional foi adiada para a última semana de novembro e a primeira de dezembro, por que especular? Santos e Palmeiras frearam porque ambos têm certeza de que conquistarão a Copa do Brasil. É muita prepotência. Resultado: São Paulo, Internacional e Cruzeiro, por exemplo, continuam sonhando com a chance de disputar o torneio sul-americano em 2016. Logo, o perdedor da final da Copa do Brasil corre o risco de perder a chance de disputar a Libertadores via Campeonato Brasileiro. Um desperdício.
Para mim, um dado resume a pífia campanha do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O time rubro-negro enfrentou adversários que terminaram duas vezes com um jogador da linha improvisado no gol e simplesmente não conseguiu vencer. Fracassou diante do Sport, no Maracanã, e contra a Ponte Preta, neste domingo, no Mané Garrincha. Uma lástima. Alan Patrick chegou a perder um gol com a trave vazia. E o Gabriel? Impressionante como ele tem a manha de jogar bem nos meses de novembro e de dezembro. Termina sempre em alta e arranja um cantinho no elenco para o ano seguinte. Belo gol no Maracanã. Para terminar, vou dizer o seguinte: o Flamengo só não é a maior decepção do ano porque existe o São Paulo. O tricolor do Morumbi conseguiu ser mais absurdo do que os trapalhões da Gávea.
O Vasco estava tão rebaixado, tão rebaixado, mas tão rebaixado, que eu acho sinceramente que o Gigante da Colina permanecerá na primeira divisão. O empate com um jogador a menos diante do Corinthians, em São Januário, e o triunfo heroico deste domingo na Arena Joinville são indicadores de que algo de muito bom está para acontecer com o time do técnico Jorginho. Não me pergunte como, mas acho que a tal combinação improvável de resultados vai rolar e o Vasco conseguirá escapar do terceiro rebaixamento em oito anos. Não é informação, apenas um pressentimento de quem já viu muita coisa nesse mundo do futebol.
Eu defendo uma Série A com 24 clubes. É inaceitável um país com dimensões continentais como o Brasil ter “apenas” 20 na elite, mesma quantidade de nações europeias muito menores como a Espanha, a França e a Itália. Dito isso, estou feliz demais com o acesso de dois clubes nordestinos à primeira divisão. O Vitória e o Santa Cruz farão um bem danado à elite. Ambos são tradicionais. Ao contrário de alguns figurantes do Brasileirão, têm torcida para lotar o Barradão, a Arena Fonte Nova, o Arruda… A ressurreição do América-MG também é muito bem-vinda, assim como a do campeão Botafogo. Li e ouvi gente menosprezando a conquista alvinegra. Discordo. O Glorioso mereceu demais. É título. A taça estava em jogo e o Glorioso levou. Vai ficar lá, guardadinha em General Severiano, para quando algum espertinho falar em virada de mesa o Botafogo ter moral para dizer que o troféu é a maior prova da volta por cima.
O título do Vila Nova na Série C, a permanência do Atlético-GO na B e a iminente queda do Goiás para a Série B deixam a região Centro-Oeste fora da elite do Campeonato Brasileiro, mas o trio tem tudo para protagonizar uma belíssima Série B no ano que vem. O alviverde tem tudo para retornar no ano que vem. Tem uma excelente estrutura e é acostumado ao pega para capar da segunda divisão. A tendência é que perca talentos como o atacante Erick. Atlético-GO e Vila Nova terão mais dificuldades para encarar uma competição tão acirrada em 2016.
O técnico da Seleção Brasileira precisa olhar com carinho três jogadores do Liverpool. É impressionante o quanto o volante Lucas Leiva, o meia Philippe Coutinho e o atacante Roberto Firmino cresceram desde a chegada do técnico alemão Jürgen Klopp. Digo isso pelo seguinte: Luiz Gustavo precisa de um reserva. O cara pode ser o Lucas Leiva. Philippe Coutinho vem sendo convocado, mas precisa ser tratado com mais carinho por Dunga. O treinador precisa descobrir de que forma ele pode ser útil ao time titular. Ele tem potencial para isso. Roberto Firmino continua sendo uma excelente opção para o decorrer das partidas.
Repito o que venho dizendo nos últimos meses. Neymar ainda não merece ser o melhor do mundo, mas tem tudo para figurar pela primeira vez entre os finalistas ao prêmio em 2015. O gol marcado na goleada por 4 x 0 sobre o Real Madrid e o passe de calcanhar para a obra-prima de Iniesta mostram o quanto o moleque está voando baixo. Como o período de votação para a Bola de Ouro Fifa foi de 26 de outubro a 20 de novembro, é bem provável que Neymar apareça entre os finalistas. Ouso dizer que só Luis Suárez é capaz de tirar Neymar da decisão. Na minha humilde opinião, os finalistas deveriam ser: Lionel Messi, Neymar e Suárez. Afinal, um trio de ataque que deixa a vaidade de lado e faz 117 gols em um só ano merece entrar para a história. O trio MSN tem mais bolas na rede no ano do que o elenco inteiro do Real Madrid.
Atual tri vice campeão do DF, o Brasília voltou mais cedo ao batente e deve ter novidades nos próximos dias. O diretor executivo Leandro Rodrigues nega, mas a tendência é que Omar Feitosa não permaneça no cargo de treinador colorado. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2011 à frente do Flamengo, Paulo Henrique deve ser o comandante do time no Campeonato Candango de 2016. Omar Feitosa foi trazido ao clube por José Carlos Brunoro. Como o dirigente pulou fora, a saída do treinador que levou o Brasília às oitavas de final da Copa Sul-Americana é mera questão de tempo.
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…