Uma briga e suas consequências

Publicado em Sem categoria

PMDB em cena

Considerada por muitos uma encenação muito benfeita para criar uma cortina de fumaça em torno dos problemas realmente sérios — desdobramentos da Lava-Jato e crise econômica —, a disputa entre os presidentes da Câmara e do Senado extrapolou os limites da terceirização. Agora, a briga dos peemedebistas ameaça o acordo fechado no Senado que permitiu a aprovação do projeto da biodiversidade. Pelo jeitão dos líderes, a ordem é desprezar as mudanças feitas pelo Senado e retomar o texto da Câmara. Essa será a confusão da curta semana no parlamento.

»    »    »    

O próximo round será a reforma política. Eduardo Cunha quer o parecer sobre o tema apresentado nesta quarta-feira. Tudo para aprovar um texto antes que Renan Calheiros venha com uma reforma “fatiada” no Senado, onde já passou o voto distrital para eleição de vereadores de cidades com mais de 200 mil eleitores.

Del Nero na lida

O novo presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, estreou no meio político com um jantar na casa do líder do PTB, Jovair Arantes, No menu, a Medida Provisória nº 671, que trata da renegociação das dívidas dos clubes de futebol. A CBF vai tentar tirar o que chama de “jabutis” inseridos no texto e que nada têm ver com o pagamento das dívidas.

Ecos do passado recente

Um dos “jabutis” a que se referem aliados da CBF é a exigência de limites de mandatos para a confederação. A avaliação da entidade é a de que, se o governo deseja mandatos para os clubes que financiará, tudo bem. Mas que não se meta na CBF. A bancada da bola vê no texto o dedo do ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Do jeito que a coisa vai, será mais uma frente de batalha para o governo.

PIL repaginado…

Quem acompanha atentamente as reuniões do governo avisa que a proposta de rodovias, ferrovias e aeroportos nada mais é do que aquele Programa de Investimento em Logística lançado em 2012 pela presidente Dilma. Se agora sair do papel, o contribuinte agradece.

…Vira argumento

Essas reuniões de fim de semana estão prontas para servirem de argumento para a presidente mostrar serviço no 1º de Maio nas redes sociais. Era preciso criar um algo mais, além da melhoria nos índices de emprego. Afinal, se o Copom elevar os juros na quarta-feira e as projeções de inflação continuarem preocupantes, a cesta de boas-novas para o trabalhador e o empresariado ficará reduzida.

CURTIDAS    

Heavy Metal/ Eduardo Cunha na bateria, Rogério Rosso na guitarra, Sérgio Reis viola e baixo, Silvio Costa no vocal. Tem gente no Congresso sonhando em reunir essa turma numa banda. O difícil vai ser colocar Silvio Costa, do PSC de Pernambuco, no mesmo palco que Eduardo Cunha. É bem capaz de o vocalista jogar o microfone na cabeça do baterista…

Dilma e o PSB/ O deputado Silvio Costa não perde uma oportunidade de tripudiar sobre os adversários. Ontem, bastou alguém lhe perguntar como seria a viagem da presidente Dilma Rousseff hoje a Pernambuco para ele sair com esta: “Ora, vamos ver como o governador (Paulo Câmara) vai se comportar. Ele tem dia que conversa com Lula, outro com FHC. Na semana passada, falou mal da Dilma. Um dia é oposição”.

E o Cid, hein?/ Ontem foi aniversário do ex-ministro Cid Gomes. Ele continua em busca de um partido para ampliar o tempo de tevê do Pros.

Enquanto isso, no Planalto…/ Em 10 dias, o vice-presidente Michel Temer completará um mês como articulador político do governo. Até aqui, conseguiu nomear Henrique Eduardo Alves ministro do Turismo e evitar novas CPIs. Falta o sucesso nas votações.