Terceirização respinga no ajuste fiscal

Publicado em Sem categoria

Vai sobrar para o ajuste

A guerra entre a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, do deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, em torno da terceirização promete atrapalhar a votação do ajuste fiscal no Congresso. É que a CUT, que é contra a terceirização, vem sendo pressionada pela Força a assumir um discurso cada vez mais aguerrido contra o pacote fiscal do governo. E a Força, que é a favor da terceirização, acusa os cutistas de defenderem o governo Dilma e as

medidas do ajuste.

»   »   »  

Moral da história: para não perder filiados, todos devem terminar contra o pacote fiscal. Pior para o governo.

Antes que o mar vire sertão…

O Rio São Francisco pode secar. Por isso, hoje, por sugestão do senador Otto Alencar (PSD-BA), a presidente Dilma Rousseff vai reunir uma batelada de ministros, incluindo o da Defesa, Jaques Wagner, para discutir a recuperação dos mananciais.

…Ou o governo acabe

A presença de Wagner transforma o tema em assunto de segurança nacional, porque, do jeito que está a situação, talvez não haja sequer água para transpor mais à frente. Os assessores da presidente consideram que é uma chance de colocar o Planalto longe da crise política. “Finalmente uma pauta do bem. Aqui só entra problema, esse é grave, mas é possível agir e buscar solução”, comentou um palaciano.

Os contras do Pros

Em busca de um grande partido que lhes garanta tempo de televisão, o ex-governador do Ceará Cid Gomes e seu irmão Ciro estão com dificuldades de encontrar um porto. No PDT, está hoje Heitor Férrer, principal adversário do prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, aliado de Cid. No PSB, as portas estão fechadas. A família e os fiéis escudeiros de Eduardo Campos não desejam o retorno dos Ferreira Gomes ao partido.

As loiras

A ideia dos socialistas é filiar a ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins, nos mesmos moldes em que já está sendo tratado o ingresso da senadora Marta Suplicy em São Paulo. As duas petistas não terão legenda do atual partido para concorrer à prefeitura no ano que vem.

CURTIDAS   

É logo mais/ O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes promete devolver ainda este semestre o processo sobre as doações de empresas para partidos políticos, mas, conforme seus amigos, ele dificilmente será a favor de exterminar esse tipo de doação.

É hoje/ A oposição passou todo o dia esperando o anúncio do balanço da Petrobras para empreender um discurso contra o governo e reforçar a imagem de má gestão de Dilma Rousseff. Na Câmara, ainda havia sessão, mas a carga maior será jogada hoje, na CPI da Petrobras.

Multitemático/ Quem estará hoje no Congresso é o ex-ministro da Defesa e da Justiça Nelson Jobim. Não, ele não vai discutir a reforma política. Falará sobre a revisão do pacto federativo. Plenário 11, às 10h.

A voz da experiência/ Recuperado de uma cirurgia delicada no cérebro, o senador Jader Barbalho conversava ontem animadamente com amigos, quando saiu com esta: “Na atual conjuntura, uma semana é longo prazo”. Faz sentido.