PT considera “missão cumprida” no carnaval

Publicado em Política

O périplo carnavalesco do presidente Lula tinha dois objetivos. O primeiro deles era testar a popularidade do inquilino do Planalto em eventos “não controlados”, em que a autoridade está exposta a constrangimentos, por exemplo vaias uníssonas __ tal e qual ocorreu com Copa do Mundo da Fifa. Lula passou nesse teste. O segundo objetivo era mostrar que o presidente tem vigor físico para aguentar o tranco. Ao pular ao som do Galo da Madrugada, em Recife; do Bahia System, em Salvador, e ficar no “sobe-desce” do camarote da Prefeitura do Rio, no Domingo, Lula demonstrou estar em forma. Por isso, a avaliação é a de que, até aqui, o carnaval do petista foi um sucesso e as ações judiciais por parte dos oposicionistas fazem parte do enredo.

» » »

Por falar em jurídico…/ Os petistas têm dito que eventuais problemas jurídicos deverão ser respondidos pela escola Acadêmicos de Niterói. Afinal, Lula só foi assistir ao desfile. Não participou dele e, aos 45 minutos do segundo tempo, conseguiu tirar a primeira-dama Janja da arapuca de desfilar e terminar gerando problemas para o marido. Quanto a Jair Bolsonaro, representado como o palhaço Bozo, se houver ação por calúnia e difamação, não será o PT a responder judicialmente.

Tchau, vice

A representação na Sapucaí de Michel Temer arrancando a faixa presidencial de Dilma Rousseff revoltou grande parte da cúpula do MDB. Temer, aliás, chegou a soltar uma nota. Se havia má vontade em ceder a vice-Presidência a Lula, agora é que acabou de vez qualquer chance nesse sentido.

Por falar em vice…

O próprio presidente do PT, Edinho Silva, já colocou essa bola da vaga de vice no chão, ao dizer que Geraldo Alckmin será o que ele quiser na campanha de 2026. E Alckmin tem dito que sua trajetória, em São Paulo, está concluída. Para bons entendedores, isso significa que Alckmin planeja seguir onde está.

Prepare o caixa

O 6X1, um dos pontos da pré-campanha presidencial do PT este ano, promete dar muita dor de cabeça ao governo. É que, embora a maioria dos congressistas não queira se posicionar contra a proposta, virá pressão total para que o
Poder Executivo pague a conta.

Marun no futebol…/ Ex-ministro de Michel Temer, Carlos Marun aproveita o carnaval nas praias gaúchas, inclusive inaugurando estátua do técnico do Inter, Abel Braga, na praia de Atlântida, no Rio Grande do Sul.

… de olho na política/ Carlos Marun quer voltar ao Congresso no ano que vem. Porém, não como deputado federal. Seu plano é concorrer ao Senado pelo MDB. Uma vez que Simone Tebet está com os olhos voltados para São Paulo, há espaço para essa empreitada.

Samba & política I/ As escolas de samba invariavelmente se misturam a manifestações políticas. Ainda que não fosse propriamente o motivo de enredo da Mocidade Independente de padre Miguel, em 2014, o então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, prestigiou a escola que saiu naquele ano com o Enredo “Pernambucanópolis”.

Samba & política II/ Durante sua estada na Sapucaí, Lula posou para fotos com a faixa do chapéu na cor de cada escola que passava na avenida. Tudo para não caracterizar a preferência por aquela que o homenageou.

Homenagens/ A Acadêmicos de Niterói pode ter irritado o ex-presidente Michel Temer, mas nem tudo são críticas. Dia desses, ele recebeu seu ex-aluno Lázaro Gomes Júnior que lhe presenteou com um quadro do ex-presidente portanto a faixa presidencial.

Lula e a estrela do PT