Os recados do mercado

Publicado em coluna Brasília-DF
Crédito: Kleber Sales

Blog da Denise publicado em 18 de dezembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito

Duas mensagens ficaram muito claras para deputados ligados à equipe econômica do governo ao ver o dólar nas alturas, ainda que o Banco Central tenha intervindo. A primeira é que, sozinha, a autoridade monetária não conseguirá resolver o problema do câmbio e nem tranquilizar o mercado. Segundo, governo federal e Congresso terão que ajudar a sinalizar no sentido da responsabilidade fiscal.

***********************

Em tempo: Quem conhece detalhadamente o ânimo dos investidores acredita que, a despeito do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), os congressistas precisam entender que o pacote proposto pela governo federal deve ser visto como um “piso” do que precisa ser feito. Se for desidratado, as agruras na seara econômica — leia-se dólar e juros — não vão ceder tão cedo.

Gratidão é lealdade…

De olho numa reforma ministerial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já tomou uma decisão. Não deixará “na chuva” aqueles que foram fiéis na “alegria e na tristeza”.

… e têm CPF

Nesse rol estão o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Marcio Macedo, o ministro da Secretaria de Comunicação do Planalto, Paulo Pimenta.  Ainda que alguns sejam “deslocados”, não haverá abandono.

Norte x Sul

De acordo com deputados federais, a aprovação da reforma tributária protegendo os negócios na Zona Franca de Manaus vai tirar cerca de 150 mil empregos da indústria de outras regiões do Brasil, em especial, Sudeste e Sul.

Boicote 

Alguns deputados do PP não quiseram seguir a ordem do líder da legenda na Câmara de marcar presença no Plenário para a votação da reforma tributária. A justificativa é que o texto ainda não atendia as demandas de setores do partido.

CURTIDAS

Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press

Brinco perdido/ Durante a sessão de ontem a deputada Carla Zambelli (PL-SP foto) acabou perdendo uma peça do seu brinco no Plenário. Mobilizou vários funcionários para procurar o acessório, presente que recebeu do ex-presidente Jair Bolsonaro. A deputada Dr. Mayra Pinheiro (PL-CE) reconfortou a colega dizendo que conhecia alguém que podia consertar o presente dado pelo ex-presidente.

Trump, Brasil e China I/ A aposta do agro é a de que a capacidade de negociação do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com a China vai refletir no Brasil.

Trump, Brasil e China II/ Se o presidente norte-americano for pragmático o suficiente para negociar commodities americanas com a China — por exemplo, milho e soja — o Brasil terá problemas. Se Trump for para o confronto, o Brasil terá uma avenida aberta para vender seus produtos aos asiáticos.

Suspense em relação ao Orçamento/ A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem votação garantida este ano. Já s Lei Orçamentária Anual (LOA) dependerá de sessão na sexta-feira, com poucos deputados e senadores em plenário.