Fachin arquiva pedido de liberdade de Lula. PT vai refazer o jogo

Publicado em Eleições 2018

Nao tem mais julgamento de Lula na próxima terça-feira pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, acaba de mandar arquivar o pedido de liberdade da defesa do ex-presidente Lula, que seria julgado na próxima terça-feira. A decisão do ministro está relacionada ao fato de a vice-presidente do TRF-4, Maria de Fátima Labarrère, para que a corte analisasse a condenação do ex-presidente. Fachin considerou que, depois da decisão do TRF-4, o pedido ao STF ficou prejudicado.

A decisão pegou o PT de surpresa. O partido preparava uma vigília para esta terça-feira, em frente ao STF. E, nos bastidores, dizia ter esperanças em contar com os votos de Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Agora, o PT tentará apresentar um novo pedido, para ver o que acontece. Nem que seja a prisão domiciliar.

Politicamente, o PT ainda não definiu seu plano B para as eleições e insiste que registrará a candidatura de Lula, ainda que ele esteja preso. Afinal, até a campanha o PT será tempo de ver quem tem mais condições de substituir o ex-presidente como candidato.

Além do arquivamento do pedido de liberdade, o PT também vai dormir preocupado com o que virá na delação de Antonio Palocci, homologada pela Justiça. Os petistas, que na hora do almoço comentavam a vitória do Brasil e a perspectiva de liberdade de Lula, agora vão dormir preocupados. Afinal, a decisão de Fachin zerou novamente as esperanças de vitória na Justiça. Resta agora refazer o jogo.