Moro chega ao Podemos com discurso voltado aos eleitores decepcionados com Bolsonaro

Publicado em ELEIÇÕES 2022

 

 

 

O discurso com o qual Sérgio Moro se filiou ao Podemos nesta manhã pode perfeitamente ser repetido num lançamento de candidatura. E vem sob encomenda para atrair aquele grupo de  aqueles eleitores que, depois de eleger Jair Bolsonaro em 2018, terminou decepcionado. Aliás, como ocorreu com o próprio Moro, que agora entra na arena da política, disposto a brigar pela vaga de líder alternativo ao petismo e ao bolsonarismo, tal e qual ocorre agora com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)(, que mudou de partido com vontade de chegar ao Planalto.

      A diferença de ambos se vê na largada. O ingresso de Pacheco no PSD, em solenidade no memorial JK, com direito a um grupo de chorinho e o legado do ex-presidente que fundou Brasília, atraiu mais políticos do que a chegada de Moro ao Podemos. Porém se Pacheco tem apoio político, Moro começa a sua caminhada com mais apelo popular. E será um pedra no sapato de Lula, uma vez que levará para campanha presidencial a memória da Lava Jato., E por mais que o PT diga que Moro foi considerado suspeito no julgamento do ex-presidente Lula e venha com o discurso da inocência do petista, Moro estará ali para lembrar que houve roubo na Petrobras, um montante expressivo de dinheiro devolvido aos cofres públicos e mais de cem pessoas presas. E vem com um “eu julguei na forma da lei”. De quebra, ainda lembrará que o dinheiro da corrupção é menos recursos para programas sociais, menos atenção às pessoas, á economia, aos problemas do país como um todo.

Moro “chegou, chegando”, dizia uma senhorinha que acompanhou a solenidade sentada no chão dentro do auditório do Centro de Convenções, em que o ex-juiz apresentou a ideia de criar uma força-tarefa de erradicação da pobreza e lançou as bases de um programa de governo., centrado em “verdade, ciência e justiça”, incluídos aí, disse ele, a justiça social e não apenas o combate á corrução.  Ele vem com bandeiras parecidas com aquelas que guindaram o PT pela primeira vez ao governo, de justiça social associada a um combate intransigente à corrupção e á politica do compadrio __  que foi também um dos motores da eleição de Bolsonaro com a tal “nova política”, etc. Moro apresentou no seu discurso de uma hora as bases para deixar preocupados todos aqueles que não querem fazer marola na polarização. Por enquanto, a campanha eleitoral está apenas no aquecimento. E Moro chega como um personagem a ser acompanhado bem de perto. Assim como errou quem desprezou Bolsonaro em 2018, corre o risco de errar quem apostar desde já que Moro não deve ser levado em conta.