Dilma prepara reforma
Custou, mas a presidente Dilma Rousseff começa a trabalhar algumas mudanças na estrutura de governo e de ministros. Aldo Rebelo, hoje na Ciência e Tecnologia, é considerado o nome para retornar à articulação política. A missão dele seria, basicamente, cuidar de Renan Calheiros, a quem o governo considera hoje o mais perigoso dos aliados. Mais até que o próprio presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
» » »
Além da mudança na articulação política, estão em curso os estudos para redução do número de ministérios, de 39 para 29 (não chega aos 20 sugeridos no projeto do PMDB, mas já é uma forma de dar discurso aos integrantes da base para evitar a votação da proposta de emenda constitucional dos peemedebistas).
Lages na Conab
Com Henrique Eduardo Alves certo no Turismo, o atual ministro, Vinícius Lages, entrou na lista para assumir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Assim, o PMDB, que já tem o Ministério da Agricultura, terá outro espaço ali. Quem não vai gostar é o PTB, que hoje comanda a área e não abre mão. Esse é hoje um dos motivos da irritação do líder da bancada na Câmara, Jovair Arantes.
Faça, senão…
Os secretários executivos dos ministérios foram chamados ontem ao Planalto para receberem orientações sobre os cortes no Orçamento deste ano. Cada um deverá indicar o que dá para economizar e quais programas podem ser postergados sem traumas. Foi a forma que o governo encontrou de dar aos ministros alguma autonomia.
…Eu faço
Os ministros têm até a semana que vem para indicar os cortes em cada área. Se não fizerem o dever de casa, o Planalto cortará onde bem entender. Sem choro nem vela.
Tensão no ar
Além do estado de saúde de José Dirceu, os petistas estão preocupados com a manifestação marcada para 31 de março. Houve quem, inclusive, duvidasse da mobilização convocada pelo presidente do partido, Rui Falcão. Mas, dada a reunião do partido nesta segunda-feira em São Paulo, é isso mesmo que o PT quer: lotar as avenidas na terça, antes que o tesoureiro João Vaccari seja chamado a depor na CPI da Petrobras.
Por falar em Vaccari…
Há quem diga que o tesoureiro está se preparando psicologicamente para o caso de o juiz Sérgio Moro pedir a sua prisão. Afinal, muitos dos citados já estão na cadeia e há muita gente certa de que, em breve, os políticos sem mandato vão entrar nessa roda. Não é à toa que José Dirceu apresenta problemas de saúde.
CURTIDAS
Supersecretaria/ A Secretaria de Direitos Humanos, hoje administrada por Ideli Salvatti (foto), vai encorpar. A ideia é que fiquem ali Mulheres, Igualdade Racial e outros setores que hoje têm status de ministro e vão perder o carro com bandeira verde e amarela. Esse desenho está praticamente pronto. É a forma de o Poder Executivo dizer que os cortes atingem a própria carne.
Geraldo na roda/ Os integrantes da bancada do PSB que foram a São Paulo para um almoço com o vice-governador Márcio França foram surpreendidos pela presença do governador Geraldo Alckmin. Ele, que iria só para um café, ficou o tempo todo na conversa. É por aí que o tucano pretende começar seu plano nacional de voo.
Mulheres em litígio/ A primeira-dama da Bahia, dona Aline, e a ex, Fátima, estão em pé de guerra. Até o jardineiro do Palácio de Ondina foi motivo. Fatinha, a mulher do atual ministro da Defesa, Jaques Wagner e ex-governador, tinha pedido para manter o senhor que cuidava dos jardins do palácio. Aline não quis saber. Dispensou o jardineiro. Queria mudar tudo. Eu, hein!
Enquanto isso, no Planalto…/ A escolha de Edinho Silva para a Secretaria de Comunicação Social foi vista por muitos parlamentares como a forma de o governo contornar as dificuldades de aprovar o marco regulatório da mídia no Congresso. Virá agora o exercício do controle econômico. O tesoureiro vai cuidar das verbas de publicidade. Tudo que o PT queria.