“Hacker sincero” invade sistema do Ministério da Saúde e diz: “Arrumem esse site porco”

Publicado em Tecnologia

O FormSus, sistema usado para captar dados e informações do Sistema único de Saúde e de usuários. O invasor ainda deixou um recado, zombando da capacidade técnica de gerenciamento e fiscalização do sistema:”O site continua uma bosta. Nada foi feito, a única ação foi colocar um aviso que o responsável pelos dados confidenciais expostos são sequem fez o formulário e não leu os termos”, critica o invasor, dando a entender que não é a primeira vez que ingressa no sistema. “Ou a equipe de TI são fantasmas ou não sabem o que estão fazendo lá”. E dá uma bronca: “Arrumem esse site porco ou da próxima vai vazar os dados dos responsáveis por esta porcaria”, diz o “Hacker Sincero”, que critica ainda a ANPD, Agência Nacional de Proteção de Dados, por deixar que o site fosse ao ar do jeito que estava.

Ao final da mensagem, Hacker Sincero ainda envia um alerta para outros invasores: “Hackers sem vergonhas, parem de vender dados, o custo para arrumar isto vai sair do seu bolso”. A invasão foi feita na quarta-feira e hoje chegou ao conhecimento do presidente da Associação Nacional dos Analistas de Tecnologia da Informação (Anati), Thiago Aquino, que há tempos alerta para a necessidade de maior segurança dos sistemas e valorização dos servidores dq área de TI __ cada vez mais estratégica em qualquer ambiente.

Hoje, são 450 servidores de segurança em tecnologia da informação para cuidar dessa área no governo federal, segundo os dados da Anati. “Não temos gente para fiscalizar. Cada setor tem quase 30 contratos de tecnologia, e, entre cinco a seis pessoas para fiscalizar e planejar. Quando não se tem pessoal, o serviço vira apagar incêndio”, diz ele. “Essa área hoje não tem um plano de carreira justo e compatível com o mercado. Foi inclusive esse setor que criou o APP que permitiu o pagamento do auxílio emergencial. Precisa ser valorizada. Já temos cinco acórdãos do TCU para o setor de ATI dentro do governo. não podemos brincar com isso”, completa. O ministério da Saúde ainda não se pronunciou sobre a invasão no FormSus.