Gilmar Mendes solta Beto Richa e todos os demais presos na operação Radiopatrulha no Paraná

Publicado em Eleições 2018

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, acaba de despachar o Habeas Corpus para soltar o ex-governador do paraná Beto Richa, a ex-primeira-dama Fernanda, o irmão do ex-governador Pepe Richa, do empresário Malucelli e outros presos na operação Radiopatrulha há três dias. Do grupo, só Fernanda sairia da cadeia hoje, porque não teve a prisão temporária transformada em preventiva pelo juiz Fernando Fisher. Agora, com o despacho de Gilmar Mendes, todos sairão da cadeia. Ao blog,Gilmar foi direto: “É preciso averiguar se não houve motivação eleitoral nessas prisões. Espero que eles saiam ainda hoje á noite”, disse Gilmar.

Há muita desconfiança no meio jurídico com operações deflagradas em plena campanha eleitoral. Há a suspeita de que algumas iniciativas tenham sido tomadas apenas para influir no processo eleitoral.

A decisão de Gilmar, entretanto, não recupera o estrago politico causado na campanha do tucano Beto Richa ao Senado. O ex-governador ´[e acusado de chefiar uma organização criminosa e receber propina dentro do programa estradas rurais, direcionando licitações. Richa estava em segundo lugar nas intenções de voto. Seus aliados acreditam que ele deve retomar a campanha. Afinal, se desistir, será o mesmo que assinar uma confissão.