Refis
O que tira o sono dos empresários O que tira o sono dos empresários

Empresários pressionam Congresso por Refis igual do DF

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF

O setor produtivo está na maior tensão, esperando uma resposta do governo federal sobre a prorrogação da validade das certidões negativas de tributos federais, que vencem este trimestre. Os empresários temem que, diante da recuperação da economia e com o fim do auxílio emergencial, o governo termine deixando esse tema cair no esquecimento.

» » »

Enquanto a resposta não vem, o empresariado pressiona o Congresso para que haja um Refis da pandemia, nos moldes do que tem o Governo do Distrito Federal. Desde novembro, contribuintes em débito com o GDF podem regularizar suas contas. O governo federal ainda não adotou algo semelhante nesta reta final de 2020.

Saia justa para Ibaneis

Se na disputa para presidente da Câmara dos Deputados pintar um segundo turno apertado entre o PP de Arthur Lira e outro partido mais ligado a Rodrigo Maia, o governador do DF, Ibaneis Rocha, será chamado a liberar a secretária de Esportes, Celina Leão (PP-DF), para votar em Lira.

Entre o aliado e o partido

Só tem um probleminha: se o adversário de Lira for o presidente nacional do MDB e líder da bancada na Câmara, deputado Baleia Rossi, Ibaneis será pressionado pelo próprio partido a jogar no colo de Celina a decisão de se afastar da secretaria, com algo do tipo: se sair, não volta. Afinal, o suplente de Celina é Tadeu Filippelli, do MDB. Como ainda está cedo para saber qual o jeitão desse jogo, o governador não tem de decidir nada agora.

Questão de timing

Amigos de Rodrigo Maia garantem que ele dirá, na hora certa, que não será candidato a presidente da Câmara, ainda que o STF libere.

Vocês vão ter de me engolir

Diante da derrota do PT nas urnas, um grupo começou a vasculhar o estatuto para ver se há alguma brecha para troca de comando do partido. Não há. Gleisi Hoffmann continua no comando até 2023. Ou seja, vai conduzir as conversas para as eleições de 2022.

CURTIDAS

O importante é se exercitar/ O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, aproveitou o sábado para um stand up paddle no Lago Norte. “O Paranoá é incrível”, comentou o ministro à coluna.

Torcida geral/ A turma do governo torce para Josiel Alcolumbre, candidato a prefeito de Macapá, tanto quanto torceu para Carlos Bolsonaro, candidato a vereador no Rio de Janeiro. É que, se a família Alcolumbre sair derrotada, vai sobrar para o Planalto, da mesma forma que, se Carlos perdesse, alguém teria de arrumar uma ocupação para o rebento presidencial.

Por falar em filhos…/ Hoje, a maior preocupação do presidente é com o filho mais velho, o senador Flávio (foto). É que, mesmo com mais seis anos de mandato, a preocupação com o processo da rachadinha não deixa o senador trabalhar em paz.

História resgatada/ No ano comemorativo do centenário do senador Vasconcelos Torres, o Senado Federal lança o livro Vasconcelos Torres — o senador do povo e os desafios do seu tempo. As autoras, as professoras e doutoras Andrea Telo da Corte e Ismênia de Lima Martins, resgataram sua vida pública, sua liderança política no antigo Estado do Rio de Janeiro e seu envolvimento em assuntos que continuam atuais, em especial, meio ambiente, distribuição de renda e educação. Entre outros, destaca-se o Projeto da Criação da Universidade Federal Fluminense. O lançamento será em 9 de dezembro, às 10h, por meio de um debate realizado pela TV Senado e pelo canal do YouTube.