E O PMDB SE DIVIDE

Publicado em Sem categoria
A guerra interna do PMDB

O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani, começou a passar uma lista para ser reconduzido ao cargo de comandante da bancada no ano que vem. A iniciativa quebra o compromisso, fechado em fevereiro, de promover um rodízio na condução da bancada. Essa briga interna pode, inclusive, comprometer o calendário dos peemedebistas favoráveis ao impeachment, uma vez que Picciani está cada vez mais próximo do governo e não apoia o afastamento da presidente Dilma.

Ministro pendurado

Causou mal-estar entre os palacianos a ausência do ministro da Educação, Renato Janine, em duas agendas da presidente Dilma Rousseff. Na sexta-feira em que o Dialoga Brasil foi ao Piauí, Janine foi dar palestra no Rio de Janeiro. Ontem, durante a entrega do prêmio Jovem Cientista no Planalto, o ministro também não compareceu. Dilma registrou a ausência.

Secretário fortalecido

Nas duas oportunidades e ontem, durante a invasão do prédio principal do Ministério da Educação por grevistas, quem segurou o rojão foi o secretário-executivo, Luis Cláudio Costa. Ganhou pontos no Planalto e fora dele.

E Alckmin diz não

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi sondado sobre indicações de ministros para um possível governo Michel Temer. Respondeu que não está no projeto de impeachment.

Câmara na contramão

Na pauta de hoje da reunião da Mesa Diretora da Câmara vai entrar em discussão uma proposta que, na prática, transforma os cargos de nível médio em nível superior. Isso representará a bagatela de R$ 300 milhões a mais nas despesas com pessoal. Em tempos de corte de gastos, o exemplo deixa a desejar.

E o “do contra” parte do PT

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) anuncia que votará contra a CPMF. “Esse pacote tira o ovo e torce o pescoço da galinha dos ovos de ouro. A hora é de incentivar os exportadores e não de aumentar imposto. Esse plano não tem espinha dorsal”,diz ele, alertando que, aos governadores, o pedacinho da CPMF não compensará a perda de arrecadação do ICMS.

CURTIDAS

O muso/ O deputado Sylvio Costa (PTB-PE) encontra o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) e se saiu com esta: “Estou vendo que a coisa está feia, porque você é o muso do impeachment!”. O parlamentar baiano (foto), que é do tipo que não perde a verve, caiu na gargalhada.

Convivência/ Nem tudo é ódio entre dilmistas e tucanos na Câmara. A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa, Jô Moraes (PCdoB-MG), está em campanha para fazer da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da comissão especial que vai discutir mudanças na lei de migração.

E a Lava-Jato, hein?/ O PMDB ainda não relaxou diante da delação premiada de Fernando Baiano.

E o PT não relaxa com nada/ O deputado Paulo Rocha (PT-PA) vai chamar o presidente do partido, Rui Falcão, para uma reunião de análise de conjuntura com a bancada. Já não era sem tempo. Ou o partido ajuda Dilma a montar um plano para sair da crise econômica ou acabará perdendo o poder.