Demônios da garoa

Publicado em Sem categoria

Alguns deputados foram sondados para o cargo de primeiro vice-líder de Leonardo Picciani (PMDB-RJ), com a perspectiva de assumir o cargo quando Eduardo Cunha deixar a Presidência da Câmara. A proposta chegou aos ouvidos do presidente da Casa, que era contra Picciani e, a partir de agora, jogará todas as suas bruxarias políticas contra o ex-aliado.

Corra, Dilma, corra!

O governo está com tanta pressa nas nomeações que algumas têm dispensado um pente-fino mais rigoroso de antecedentes. Um caso foi o de Rodrigo Rodrigues, de Mato Grosso, nomeado para o Departamento de Gestão da Saúde Indígena, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

QI

A indicação de Rodrigues foi feita pelo líder Leonardo Picciani, com o apoio do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) e de dois senadores mato-grossenses: Wellington Fagundes (PR) e Blairo Maggi (PMDB).

Por falar em Picciani…

Os opositores do atual líder peemedebista consideram que as chances de vitória aumentaram, porque, no ano passado, Picciani obteve sete votos em Minas Gerais. Desta vez, não repetirá a façanha.

Se está ruim…

A presidente Dilma Rousseff diz que o problema da Petrobras foi o preço do petróleo, o PT aponta a Lava-Jato, mas, pior mesmo, dizem especialistas, será quando a justiça americana decidir ressarcir os investidores. A acusação é a de que a empresa escondeu problemas hoje desvendados com as investigações, causando prejuízos aos investidores pelo mundo afora, em especial aos americanos, onde corre a ação. O julgamento está marcado para começar em 19 de setembro deste ano.

Nem tanto

O PT criou em seu site a pergunta “Quer voltar ao passado?”, mencionando vários indicadores que apontam o aumento do poder de compra do salário-mínimo nos governos Lula e Dilma. Um deles, o preço da gasolina, entretanto, coloca o litro, em janeiro de 2016, a R$ 3,76. Em Brasília, o litro da gasolina está na faixa de R$ 3,89.

Fantasia: Abajur apagado/ O deputado Izalci (foto), opositor implacável ao governo petista, foi à cerimônia de sanção do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação ontem de manhã no Planalto. Ele trabalhou por cinco anos em favor da nova legislação no Congresso, daí a presença. Mesmo assim, saiu de perto na hora das fotos. Não há celebração que o coloque lado a lado com Dilma. Sabe como é, em festa de governo petista, tucano esconde o bico.

Pós-Momo/ A ordem entre os deputados de oposição do PMDB é deixar a eleição do líder do partido para a terceira semana de fevereiro, ou seja, depois do carnaval. A ideia é aproveitar esse período para tentar desgastar Picciani.

Para depois/ A ida de José Carlos Bumlai ao hospital para a realização de exames, por causa de sangramento na urina, deve adiar a acareação entre ele e o lobista Fernando Baiano prevista para amanhã.

Simbolismo nos EUA/ Interessada em reforçar a necessidade de maior controle na venda de armas de fogo nos Estados Unidos, a primeira-dama Michele Obama deixará um assento vazio hoje no box que lhe é destinado para acompanhar o State of the Union, tradicional discurso feito todos os anos pelos presidentes americanos no Congresso desde George Washington. O gesto será feito em memória das pessoas assassinadas por armas de fogo no país.