Cid, o sincero

Publicado em Eleições 2018

As afirmações de Cid Gomes na noite desta segunda-feira num ato pró-Haddad no Ceará reflete exatamente o que se passa na cabeça dos políticos dos mais variados partidos que sempre conviveram com o PT.  Ele estourou a bolha. Falou de público o que todos falam nos bastidores.  O vídeo é grande para ser incluído aqui, mas está disponível no site do Correio.  mas se você não está com paciência para vídeo, aí vão as declarações. “Tem que fazer um mea culpa. Tem que ter humildade e reconhecer que fizeram muita besteira”, disse Cid, sendo prontamente repreendido por parte da plateia. “É assim, é? Pois tu vai perder a eleição. Não admitiu erros que cometeram.  Isso é para perder a eleição e é bem feito perder”, afirmou, provocando  uma sonora vaia.

“O teu tipo, assim, que acha que fez tudo certo. pois vão, vão, vão e vão perder feio porque fizeram muita besteira, aparelharam as repartições públicas, acharam que eram os donos de um país e o Brasil não aceita ter dono”.  O inconformismo dos petistas com o discurso do “aliado” foi num crescente e chegou ápice quando ele gritou: “Quem criou Bolsonaro foram essas figuras que acham que são donos da verdade. Tudo bem, me calo numa boa” Foi quando os presentes começaram a entoar um Lulalá. “Lula? Lula tá preso. Babacas!”, reagiu Cid.  ele citou ainda Jair Bolsonaro, como algo “terrível”: “O Brasil está numa encruzilhada, e dela pode sair um mal terrível para o Brasil, terrível”, ressaltou.

O PT, no início da campanha, trabalhou dia e noite para que o PSB não fechasse com o PDT de Ciro Gomes. Os petistas tinham plena consciência de que, Ciro, com tempo de tevê e apoios pelo país afora teria uma vida mais fácil, podendo inclusive chegar ao segundo turno. Sem esses dois ingredientes, a campanha de Ciro ficou sufocada. O PT, por sua vez, sabia que tinha fôlego para chegar ao segundo turno. Agora aposta que o discurso da defesa da democracia era maior do que o anti-petismo. A contrapesas declarações de Cid Gomes, nem os aliados acreditam mais nisso.