Bolsonaristas exigem que candidatos ao Senado se comprometam com ações contra Moraes

Publicado em Política

Coluna Brasília/DF, publicada em 13 de setembro de 2025, por Denise Rothenburg — Ainda que o Supremo Tribunal Federal julgue Jair Bolsonaro faltando mais de um ano para a eleição, a avaliação dos partidos de centro e daqueles mais conservadores é de que o Poder Judiciário será um forte tema da temporada eleitoral, seja pelo viés desse processo que condenou o ex-presidente, seja pelo ângulo da segurança pública. Os bolsonaristas já disseram que, quem for o candidato do grupo ao Senado, precisará se comprometer com ações contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Da parte da segurança púbica, há uma imagem de que a polícia prende e o Judiciário solta, o que também será levado para a campanha eleitoral, em especial, nas redes sociais. Quem começa a organizar programa de governo, aqui e ali, diz que é bom os tribunais se prepararem uma defesa institucional para 2026.

Anistia: a ordem é ganhar tempo

O debate sobre a anistia na semana que vem será mais para sentir o clima do que propriamente levar uma proposta a voto. As minutas apresentadas até aqui não têm ampla maioria. E, para completar, líderes afirmam nos bastidores que não pretendem acelerar esse tema. Preferem esperar terminar tudo no STF e ver o que é possível negociar.

INSS na primeira temporada

A operação da Polícia Federal (PF) que prendeu Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, é apenas uma de outras etapas que virão. Quem acompanha muito de perto as investigações acredita que está em curso uma nova Operação Lava-Jato. A diferença é que, desta vez, as ordens partem diretamente do STF, e não da 13ª Vara Federal
de Curitiba.

Tem para todos

Essa investigação, apostam muitos políticos, atingirá direita e esquerda, sem levar em conta coloração ideológica. Nesse sentido, a CPMI corre o risco de se transformar em tiroteio com baixas
dos dois lados.

#fiqueemcasa/ Com Bolsonaro em prisão domiciliar desde 4 de agosto, ele deve ficar mesmo preso dentro de casa, conforme avaliação de juristas. Ninguém vai querer se colocar como responsável por algum agravamento do estado de saúde do ex-presidente, nem o ministro
Alexandre de Moraes.

Enquanto isso, no PL…/ As várias entrevistas do presidente do partido, Valdemar Costa Neto (foto), em canais de rádio e tevê, foram no sentido de reforçar a lealdade a Bolsonaro depois da condenação pela Primeira Turma do STF. A ordem é evitar que o ex-presidente se sinta abandonado.

… o jeito é segurar a onda/ O receio dentro do PL é que Bolsonaro ou seus filhos deixem o partido, caso considerem que não existe um grande suporte por parte da agremiação. E o projeto ali é eleger uma grande bancada com os votos bolsonaristas.

IDP ampliado/ O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) inaugura, segunda-feira, em São Paulo, seu novo câmpus na Avenida Faria Lima. A abertura terá uma palestra do professor James Robinson, da Universidade de Chicago, um dos maiores pensadores do momento, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2024.