Lubrificante sexual
Lubrificante sexual Crédito: Reprodução/Redes sociais — Será que o produto realmente funciona? Lubrificante sexual

“Xapa Xana”: O lubrificante de cannabis que promete intensificar o prazer

Publicado em Sexo e saúde

O lubrificante de cannabis é indicado para todas as pessoas sexualmente ativas, principalmente mulheres com perda de libido, falta de lubrificação, dores no coito e que possuem dificuldades para sentir prazer no sexo ou ter orgasmos

Por Cecília Sóter — O debate relacionado à sexualidade feminina e a busca pela “democratização” do prazer vem crescendo esporadicamente ao longo dos últimos anos. Com uma simples pesquisa na internet é possível encontrar diversos materiais sobre o assunto — inclusive muitos artigos científicos.

A arquiteta Débora Melo é uma entre milhares de mulheres que advoga a favor da busca feminina ao prazer. Mais que isso, ela criou um produto que promete aumentar a sensação de prazer e relaxamento, facilitando os orgasmos.

O Xapa Xana é um lubrificante à base de cannabis feito a partir de flores de maconha especificamente selecionadas e óleo de coco. Tudo orgânico. Débora conta que se trata de um produto erótico.

“É um projeto de arte que proporciona uma experiência. Ele acompanha um fanzine (pequena revista) que vem com ilustrações de artistas latino-americanas curadas por mim e acompanha o lubrificante. A revista traz informações sobre o lubrificante e estimulante, como usar e sobre empoderamento sexual feminino. Recomendo que a cliente leia a revista antes de usar o produto”.

Débora explica ainda que muitas mulheres não alçam o orgasmo por assuntos relacionados a problemas profundos e psicológicos. Por isso a importância da informação e das ilustrações que o projeto traz.

“Vejo o projeto como uma missão que eu tenho para com as mulheres. A qualidade da vida sexual aumenta a qualidade de vida das pessoas e todos ficam felizes, tanto as mulheres, como os homens”, pontua.

Ela conta que tudo começou quando uma amiga apresentou um produto similar e a sugeriu que produzisse o mesmo no Uruguai, onde mora atualmente.

“Eu vi pela primeira vez uma planta de cannabis, era muito grande. Daí eu pensei assim. ‘Nossa, dá para fazer várias coisas com essa planta, inclusive lubrificante’. Foi aí que eu comecei a fazer as receitas e fazer os testes. Aí acabei chegando em uma receita”, fala ela sobre a origem do Xapa Xana, revelando que os amigos foram os primeiros a sentir o prazer proporcionado pelo lubrificante.

Débora esclarece que a receita secreta tem proporções e flores específicas. Durante o processo de criação para chegar na fórmula mágica, ela foi misturando o óleo de coco e as flores selecionadas até chegar em uma quantidade saudável e mínima de THC para que o produto faça o efeito desejado (estimulante e lubrificante) sem causar efeitos psicotrópicos. “A porcentagem de THC do produto está abaixo do permitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e não causa qualquer dano à saúde”, ressalta.

O produto é fabricado de forma artesanal e em pequena escala no Uruguai, onde Débora mora há 6 anos. O projeto foi lançado em 2017 na inauguração da Galeria Lúdica em Montevideo e ficou famoso na Expocannabis do mesmo ano. O projeto está em vias de ser legalizado junto aos órgãos de legislação do Uruguai, desta forma será fabricado por um laboratório e exportado para países onde existe a possibilidade de comercialização.

Bate-papo com Débora Melo, idealizadora do Xapa Xana:

Para quem o produto é indicado?

O lubrificante pode ser usado por todas as pessoas sexualmente ativas — com exceção das grávidas. Indico para mulheres com perda de libido, falta de lubrificação, dores no coito e que possuem dificuldades para sentir prazer no coito ou ter orgasmos. A única atenção é que o lubrificante não pode ser usado com camisinha de látex, é indicado usar com camisinha de poliuretano.

Como o lubrificante de cannabis age? Como deve ser usado? 

O componente ativo da cannabis (THC) concentra o sangue na região do clítoris aumentando a sensação de prazer, relaxamento e facilitando os orgasmos. A indicação é que seja passado em toda região vaginal externa e interna (canal).

Além do poder sexual, quais são os benefícios do lubrificante de cannabis?

O óleo de coco faz bem para a vagina. Além da função lubrificante, ele limpa, elimina odores, possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antibacteriana e protege de algumas doenças sexualmente transmissíveis.